Buraco na SC-401 prejudica o trânsito em Florianópolis
26/11/2014
Vereador Jerônimo Alves é eleito presidente da Câmara de Florianópolis para mandato até fim do ano
26/11/2014

Investigação aponta jogo de cartas marcadas na Fundação Franklin Cascaes, em Florianópolis

O ex-presidente da Fundação Franklin Cascaes, João Augusto Freysleben Valle Pereira, o Guto, que continua preso pela Polícia Federal na Central de Triagem da Agronômica, é um dos principais pilares do grupo que articulava fraudes nas licitações em eventos promovidos pelo município de Florianópolis. As atividades foram flagradas em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e que compõem o inquérito da Operação Ave de Rapina.

“É nítida a atuação da organização criminosa na fraude em licitações e outros delitos decorrentes, prática reiterada de Guto e seu grupo, sempre favorecendo empresários com quem mantém intenso contato, sobremaneira em épocas de licitação”, aponta o inquérito.

Segundo a Polícia Federal, Guto cometeu crimes que vão desde falsidade ideológica – ao solicitar emissão de notas para justificar gastos -, doações ilegais, fornecimento de informações sigilosas de licitações, até a cobrança de dinheiro para confecção de projetos pagos com dinheiro público. Guto tem ligações próximas com o vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko (PSD), e com Júlio Pereira Machado, Júlio Caju, que aproveitava a função de diretor de Operações no Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) para operar o esquema de corrupção no órgão.

Guto seria o principal articulador do esquema na Fundação Franklin Cascaes. Nessa entidade, o operador seria Naito Peres da Silva, “servidor público responsável por organizar as licitações que são fraudadas”, segundo a PF. Naito chegou a ser conduzido de forma coercitiva e foi liberado após depoimento. Ele fazia parte da comissão de licitações.

(ND, 26/11/2014).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *