Ambiente favorável para empreender em Florianópolis pode ser potencializado pelos parques tecnológicos
27/11/2014
Ponte Hercílio Luz: Deinfra busca empresa no PR
27/11/2014

Florianópolis ocupa o topo no ranking das capitais mais empreendedoras do Brasil

Florianópolis é a capital mais empreendedora do país, é o que mostra o estudo realizado pela Endeavor que leva em conta as 14 capitais que possuem regiões metropolitanas com mais de 1% das empresas de alto crescimento do Brasil.

O objetivo da publicação Índice de Cidades Empreendedoras é aprimorar o debate sobre o incentivo ao empreendedorismo a partir de indicadores e boas práticas que podem ser utilizados por todas as cidades brasileiras e por formuladores de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal.

No Brasil, existem quase 5 milhões de empresas, mas apenas 35 mil são classificadas como de alto crescimento, sendo responsáveis por quase metade da criação de empregos no país. “Entre todas as cidades analisadas, Florianópolis foi a que obteve os resultados mais equilibrados e positivos. Destacando a qualidade de vida, infraestrutura, o nível educacional da população e as condições para se inovar na cidade”, destaca Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor.

Dos indicadores analisados em sete pilares — infraestrutura, capital humano, inovação, ambiente regulatório, mercado, acesso a capital e cultura — a Ilha de Santa Catarina destacou-se principalmente nos três primeiros, mas também apresenta resultados consistentes em grande parte dos outros.

Para Luiz Guilherme Manzano, coordenador da Endeavor em Santa Catarina, conquistar o primeiro lugar no ranking e ser referência nacional no ambiente de negócios é um importante reconhecimento para Florianópolis. “A cidade que há 30 anos contava com poucas empresas é candidata a ter cada vez mais companhias de alto crescimento no futuro” acrescenta. Dados divulgados pela prefeitura em 2012 apontam que o faturamento das 600 empresas de base tecnológica existentes em Florianópolis alcançava R$ 1 bilhão. No mesmo ano, elas foram responsáveis por 6 mil empregos diretos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Em infraestrutura, a capital catarinense se sobressai pela fácil mobilidade, boa segurança e custos de imóveis e energia elétrica abaixo da média. Entre as cidades estudadas, é também a que tem a população mais ligada à internet, com quase 80% das pessoas conectadas.

O pilar capital humano considera o acesso e qualidade de mão de obra básica e qualificada. Em Florianópolis, 85% da população têm ao menos nível de ensino básico. A única capital que se aproxima deste índice é Vitória, com 82%. Nas outras 12 cidades a média fica em 74%. Ao analisar o ensino superior, é importante ressaltar que 33% dos florianopolitanos estudaram em universidades, sendo que 60% destes frequentaram as aulas em instituições com notas 4 e 5 no Enade.

A boa posição da cidade catarinense no critério inovação deve-se ao fato que de 1 em cada 28 mestres e doutores nas áreas de tecnologia da cidade trabalham nas empresas locais, mais do que o dobro da média das outras capitais. Profissionais de ciência e tecnologia representam quase 7% de todo o contingente de trabalhadores.

Desafios – Apesar das boas projeções, o estudo relaciona pontos que precisam ser debatidos para continuar a desenvolver o setor. Florianópolis tem um alto potencial de consumo, mas o mercado é restrito, com o menor PIB das 14 capitais analisadas. Hoje empreendedores que queiram criar grandes negócios provavelmente terão que expandir as empresas para além dos limites da capital catarinense. Outro desafio proposto pela pesquisa da Endeavor é agilizar os procedimentos necessários para abrir empresas — atualmente a média é de quase três meses para deixar tudo regularizado.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.

Mais informações: http://endeavor.org.br/

Material Endeavor destaca índice de cidades empreendedoras 2014- Faça download

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *