Vigilância Sanitária começa inspeção de Verão
14/11/2014
Floram inicia demolição de casa na Costa da Lagoa
14/11/2014

Festival Internacional de Cinema Socioambiental agita a capital a partir de sexta

Apresentações de filmes premiados e debates sobre sustentabilidade e as relações entre o homem e os ambientes naturais, sociais e culturais dão o tom ao 1º Festival de Cinema Socioambiental Planeta Doc., a partir desta sexta-feira (14), em Florianópolis. A programação é gratuita e ocorre entre 14 e 21 de novembro no Centro Integrado de Cultura (CIC), Udesc, UFSC e Parque Sapiens. O tema escolhido para o evento, “Mude o seu olhar, descubra a Terra”, surgiu como uma proposta de transformação social.

“O festival busca criar um espaço transformador através da arte. Nosso objetivo é o de provocar mudanças na relação do ser humano com o planeta”, avalia Mônica Linhares, idealizadora do projeto, produtora cultural e diretora do festival.

O evento conta com cinco mostras cinematográficas e um total de 75 filmes nacionais e internacionais, alguns deles premiados, que tratam de assuntos ligados à sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. Estão previstas também exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates. “Partimos da premissa de que a arte é uma das principais formas de sensibilizar a sociedade sobre as questões socioambientais. Queremos discutir a sustentabilidade através do cinema, aliando a reflexão global à local”, destaca Mônica.

“Quem se importa”, filme de Mara Mourão, abre o Planeta Doc. e trata de empreendedores sociais que têm ideias brilhantes para modificar o mundo. “Essa escolha é significativa porque o festival aposta numa mudança possível que está nas mãos do ser humano, um ser humano integrado à natureza e que não deveria estar dissociado dela. Portanto, precisamos passar a enxergar a natureza como recurso e como espaço de vivência”, reflete Mônica.

Filmes que abordam a condição do humano, como seus traumas, doenças físicas e psicológicas, além do mundo da política, também fazem parte do festival, buscando o entendimento das interrelações entre o ser humano, meio ambiente e sociedade.

Ainda na programação, será exibido o filme “O Menino e o Mundo”, eleito melhor longa-metragem em 2014 pela Mostra FICA (Festival Internacional de Cinema de Goiás) e vencedor de 25 prêmios no Brasil e no mundo. O filme é cotado a concorrer pelo Brasil ao Oscar 2016 como melhor animação.

Além dos locais oficiais, haverá exibições em escolas e universidades da capital. A ação disponibilizará gratuitamente aos professores filmes, documentários e animações que contribuam para a educação de crianças e jovens, discutindo questões como radioatividade, emissões de carbono, destinação do lixo, poluição da água, entre outros temas de relevância.

O Planeta.Doc tem parceria com o CineEco de Portugal, prestigiado festival na Europa realizado há 20 anos – um dos mais antigos do gênero no mundo. Essa parceria possibilitou a exibição de filmes como A Última Chamada – O que ainda não foi contado sobre a crise global, vencedor do CineEco 2014.

Concurso de vídeo

Além das mostras cinematográficas, o festival também promove o concurso audiovisual “Meu Mundo Mais Vivo”, direcionado a estudantes de ensino fundamental, médio e universitário de Santa Catarina com o objetivo de fomentar a reflexão sobre o meio ambiente.

Os filmes devem ter até um minuto e podem ser gravados com qualquer dispositivo eletrônico. As inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro e podem ser feitas na sessão “Meu Mundo Mais Vivo” no site do festival . Os vencedores receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 5 mil para cada categoria.

Confira a programação completa, os filmes, horários e locais no site oficial do festival.

(ALESC, 14/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *