Livro mostra Florianópolis por fotos em 180 graus
19/11/2014
Seminário discute e planeja consequências da criação da Região Metropolitana de Florianópolis
19/11/2014

Festival de cinema socioambiental realiza abertura na UFSC

Na segunda-feira, 17 de novembro, o auditório da Reitoria da UFSC recebeu a abertura da primeira edição do PLANETA.DOC, festival internacional de cinema socioambiental. Na mesa de abertura estiveram presentes a reitora Roselane Neckel; a vice-reitora Lúcia Helena Pacheco; a idealizadora e diretora do projeto, Mônica Linhares; o cineasta Zeca Pires; e o professor emérito da UFSC, Luiz Fernando Scheibe – a quem o artista plástico Silvino Barão prestou homenagem, entregando-lhe um prêmio, esculpido por ele.

A programação do festival, que começou no dia 14 e vai até o dia 21 de novembro, passa pelo Centro Integrado de Cultura (CIC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Sapiens Parque e Cinceclubes de Florianópolis. Serão exibidos 73 filmes em seis mostras: PLANETA.DOC, Diretores, Grifas, FICA, CineEco, e Curtas. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural do Governo Estadual de Santa Catarina (Funcultural) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O projeto, segundo a realizadora, tem como objetivo promover o conhecimento por meio da arte, exibindo filmes que mostram um panorama mundial sobre o meio ambiente e a sociedade contemporânea. O pensamento do professor Scheibe – que afirmou que o festival ajuda a disseminar a cultura da sustentabilidade – assemelha-se ao slogan do projeto: “Mude o seu olhar. Descubra a Terra”. Ele vê o festival como uma alavanca à incorporação do conceito de sustentabilidade não só nas atitudes das pessoas, como também na sua forma de encarar o mundo.

A reitora, que ressaltou a importância do projeto também como política cultural, enxerga o festival como um atendimento à demanda estudantil por eventos artísticos e culturais gratuitos: “É uma oportunidade [de os estudantes participarem] de uma produção alternativa, fora do circuito comercial”, concluiu.

Para conferir a programação completa do festival, acesse: http://www.planetadoc.com/PROGRAMAPLANETADOC2014.pdf.

 (UFSC, 18/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *