Radares: Empresas se mantêm em silêncio
27/11/2014
Deu certo na BR-101, por que não tentar na Via Expressa?
27/11/2014

Falta de efetivo domina discussão sobre segurança

A questão do efetivo policial, principalmente a falta dele, dominou a maior parte do painel de discussões Compromisso JA, que ontem debateu Segurança Pública. Participaram do evento, que comemora os 35 anos do Jornal do Almoço, da RBS TV, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila e o secretário de Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior.

A questão do efetivo na Polícia Militar tem relação com o volume de aposentadorias. O governo contratou e treinou 3,3 mil novos policiais militares, mas 2,8 mil se aposentaram nos últimos cinco anos. O comandante da corporação disse que o governador já autorizou a contratação de mais 500 policiais, mas que sua intenção é tentar aprovar a contratação de 6 mil nos próximos quatro anos, já que a previsão é que cerca de 2,5 mil saiam da PM pelo tempo de serviço.

– Nossa proposta é formar 1,5 mil policiais anualmente nesses próximos anos para que façamos mais do que apenas repor os que se aposentam.

FALTA DE PROFISSIONAIS CAUSA CÍRCULO VICIOSO

Na Polícia Civil, efetivo também é o calcanhar de Aquiles, admite o delegado-geral. A falta de policiais para investigar as denúncias de crimes acaba gerando um círculo vicioso, que leva à investigação apenas dos casos mais graves, como sequestros e homicídios, deixando de lado roubos e furtos.

O secretário estadual de Segurança Pública, Cesar Grubba, e o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona, foram convidados, mas não compareceram ao evento. Grubba disse que tinha uma consulta médica previamente agendada.

O Compromisso JA contou também com a participação dos Conselhos Comunitários de Segurança e membros de entidades de classe, como a OAB-SC. A mediação foi feita pelos apresentadores da RBS TV Mário Motta e Raphael Faraco. A próxima discussão será sobre o Hospital Universitário.

(DC, 27/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *