Deinfra diz que empresa desistiu de fazer a reforma emergencial da Ponte Hercílio Luz
26/11/2014
Material apreendido na Operação Ave de Rapina cita nove vereadores de Florianópolis
27/11/2014

Especialistas discutem desafios de cidades sustentáveis em Seminários de Mobilidade Urbana

Será realizada nesta quinta-feira em Florianópolis o seminário “Mobilidade Urbana – Mover com dignidade”, na ALESC, entre 18h e 22h. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para analisar e debater os desafios da mobilidade urbana na construção de cidades sustentáveis e com qualidade de vida em Santa Catarina. A presidente da FloripAmanhã, Zena Becker é uma das convidadas e participará da mesa.

Os Seminários já foram reliazados em Joinville e Blumenai. São uma iniciativa do Grupo RIC, com patrocínio da Petrobras e apoio da TC Urbes, das prefeituras municipais de Florianópolis, Joinville e Blumenau; da Assembleia Legislativa e das associações comerciais e industriais de Joinville, Florianópolis e Blumenau.

A entrada é gratuita, o número de participantes é limitado e haverá entrega de certificados para o público que tiver feito sua pré-inscrição no site do evento – ricmais.com.br/sc/mobilidade.

Palestrantes

Enrique Peñalosa – 
Enrique Peñalosa é economista, historiador e especialista em administração pública. Foi eleito prefeito de Bogotá, cargo que ocupou entre 1998- 2001. Sua gestão teve ênfase no desenvolvimento urbano sustentável e foco em infraestrutura urbana e espaço público, tornando-se um sucesso reconhecido mundialmente. Ele construiu as megabibliotecas conhecidas como El Tintal, El Tunal e Virgilio Barco, 23 escolas, ciclovias e o sistema Transmilênio de transporte coletivo. Atualmente, Peñalosa é presidente do ITDP Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, uma organização internacional de apoio ao planejamento urbano, com atuação em diferentes países.

Paulo Sérgio Custódio – 
Com 40 anos de experiência internacional em planejamento e desenhos de sistemas de transportes públicos urbanos, incluindo metrô, trens e ônibus, o engenheiro Paulo Sérgio Custódio foi diretor de planejamento de sistemas de BRT corredores de trânsito rápido de ônibus para a Colômbia, Bolívia e Tanzânia, além de ser consultor para implantação de BRT no México, Indonésia, África do Sul, Paraguai e Argentina. Como especialista em sistemas de transporte público urbano, Custodio dirigiu também o programa para transporte sustentável em grandes cidades chinesas. Atualmente ele é coordenador técnico do Plamus Plano de Mobilidade Urbana na Grande Florianópolis e consultor junto ao BID Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Ricardo Corrêa
 – É arquiteto urbanista, mestre em planejamento urbano e regional, Ricardo é consultor da TC Urbes, empresa que desenvolve planos e projetos de humanização de cidades em todo território nacional. Esse ano a TC Urbes foi escolhida pela revista “Exame PME” como umas das cinco empresas de pequeno e médio porte de maior impacto na sustentabilidade, no País. Ricardo é também coautor do livro “A Bicicleta e as Cidades” e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais, como Clinton Foundation e Rede Nossa São Paulo.

Serviço

Florianópolis (27/11, quinta-feira, na ALESC),

Quanto: Gratuito, mas limitado.

Pré-inscrições: ricmais.com.br

Programação:

18h00 – Recepção e inscrições

18h30 – Abertura do evento

19h00 – Palestra Paulo Sergio Custodio

19h30 – Palestra Ricardo Corrêa

20h00 – Palestra Enrique Peñalosa

21h30 – Mesa de debates com a participação dos “Conselhos Regionais preparatórios aos Seminários”

22h30 – Encerramento

Confira um resumo do que será debatido nas mesas redondas no seminário!

(Com informações do ND,23/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. ÉLZIO DO ESPÍRITO SANTO OLIVEIRA disse:

    Iniciativas de debates sempre qualificação as soluções, but, de mobilidade, já são centenas de encontros, estudos, consultorias, debates, seminários, palestras, ….., locais, nacionais e internacionais, enfim diagnósticos e sugestões de soluções é que não faltam, but, AÇÃO DO PODER PÚBLICO ou que deixe a iniciativa privada agir, NADINHA. SEM AÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *