Transporte público de Florianópolis terá novidades na temporada
28/11/2014
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis será apresentado sexta-feira
28/11/2014

Cesar Souza Júnior anuncia corredor exclusivo para ônibus para Florianópolis

O ex-prefeito de Bogotá e especialista em mobilidade urbana Enrique Peñalosa e o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa se reuniram como prefeito Cesar Souza Júnior para trocar ideias e sugestões sobre a mobilidade urbana da cidade na manhã de ontem.

Durante a reunião, Cesar anunciou a implantação de um corredor exclusivo para o transporte coletivo de 15 quilômetros entre a Beira-Mar Norte e rua Deputado Antônio Edu Vieira, próximo à UFSC Universidade Federal de Santa Catarina.

A licitação está prevista para dezembro e as obras, para o início de 2015, após a temporada de verão. O encontro, segundo o prefeito, foi “animador”. Ele disse que foi muito bom ouvir as “experiências encorajadoras de Peñalosa em Bogotá” e que a ideia é priorizar o transporte coletivo.

“Estou convencido de que não se pode dar a mesma condição de trafegabilidade aos veículos individuais. É uma mudança de cultura”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Dalmo Vieira Filho, e o engenheiro e secretário de Obras, Rafael Hahne, também participaram da reunião.

Outra ideia apresentada aos especialistas por Cesar e Dalmo é o uso da ponte Hercílio Luz para tráfego exclusivo do transporte coletivo. Quando recuperada, a ideia da prefeitura é que o espaço sirva dessa maneira para aliviar o trânsito na região.

O centro de controle de tráfego do município, promessa de campanha do prefeito, também deve sair do papel no próximo ano. Segundo ele, o processo licitatório será junto ao projeto do corredor exclusivo.

Mudanças dependem de decisões políticas Peñalosa ressaltou a ideia de que é preciso pensar a cidade em função do transporte coletivo, por meio do sistema BRT, e investir espaços públicos.

Porém, afirmou que essas ações não dependem de técnicos ou especialistas no assunto, somente. Na opinião dele, a mudança acontece mais por vontade e decisões políticas do que por estudos técnicos.

Segundo ele, vias maiores ou mais largas não resolvem o problema. “Quanto mais espaço, mais carros. Resolveria o problema por um período, mas depois trancaria tudo de novo”, destacou. O especialista explica que tráfego e mobilidade são questões diferentes e tem soluções distintas.

Para o tráfego a solução seria restringir o uso do carro, limitando os espaços. Para a mobilidade, o investimento deveria ser no transporte massivo de ônibus, ciclovias e calçadas.A restrição de veículos, segundo o especialista, poderia ser feito por meio de rodízios e restrição de estacionamentos.

“Estacionar não é um direito constitucional. Não é problema para a prefeitura resolver. No começo é difícil, mas são decisões estratégicas que precisam ser tomadas para que mude”, disse.

O prefeito disse que terá que comprar algumas brigas para isso, mas que serão brigas boas, em favor da mobilidade na cidade. “Percebemos que não tem mágica, nem técnico com solução pronta.

É um processo político de liderança e de mudança de comportamento das próprias pessoa das cidade. Muitas coisas do que conversamos aqui temos perseguido para mudar. Todos recursos que buscamos até agora foram nesse sentido”, afirmou Cesar.

O secretário Dalmo Vieira agradeceu e elogiou o trabalho de Peñalosa: “Ele conseguiu trazer ideias pra a prática. Temos um grupo grande pensando no conceito de viver a cidade, e essa visita e as ideias compartilhadas só nos acrescentam”.

(ND, 28/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *