Prefeitura aceita parcelamento da Zona Azul
12/11/2014
Reunião define planejamento de ações para a temporada de verão em Florianópolis
12/11/2014

Altas temperaturas no inverno afastaram baleias do litoral de SC

Cerca de 100 baleias foram avistadas no litoral catarinense entre junho e novembro deste ano. Nas outras temporadas, o número passava de 150. O levantamento foi realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF). A conclusão foi que este ano o número de visitas dos mamíferos foi menor em função das temperaturas mais elevadas registradas ao longo do inverno.

As baleias-francas migram para o litoral do Estado todos os anos durante o inverno e a primavera, principalmente para o nascimento e cuidados no primeiro trimestre de vida dos filhotes. No sobrevoo da PBF realizado domingo foram avistadas 12 baleias – seis pares de mãe e filhote da Lagoinha do Leste, no sul de Florianópolis, até Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O número aponta o fim da temporada reprodutiva anual da espécie no Sul do Brasil.

O monitoramento diário será mantido até o fim de novembro pela equipe e colaboradores do projeto, mantendo o padrão dos outros anos. O objetivo é analisar a dinâmica populacional das baleias-francas na região, por meio do censo e fotoidentificação.

O Instituto Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca catalogou 670 baleias desde 1987. Apesar de estar na lista dos animais que correm risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a população de baleias tem aumentado 12% ao ano.

(DC, 12/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *