As prioridades
01/10/2014
Sancionada lei que altera procedimentos em farmácias de manipulação em SC
02/10/2014

Saúde tem programação no Outubro Rosa

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, por volta das 19 horas, será dada a largada no Largo da Alfândega a mais um Outubro Rosa. O lançamento da campanha contará com apresentações de corais e a presença de diversas autoridades. Com o tema “Faça valer a lei dos 60 dias”, o movimento quer dar visibilidade à luta contra o câncer, destacando a importância do diagnóstico precoce.

Neste ano, a Secretária Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde da Mulher, assume parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), para conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção.

Ainda durante o mês de outubro, os Centros de Saúde (CS) da cidade irão distribuir materiais informativos sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Além disso, as agendas médicas estarão abertas para marcação de exames clínicos da mama, preventivo e mamografias.

Segundo a enfermeira Tatiana Fraga, coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, a mamografia deve ser realizada como exame de rotina a cada dois anos, entre mulheres de 50 e 70 anos, mesmo que não sintam nada. “Já mulheres com mãe, irmã ou filha que tiveram ou têm câncer de mama, é necessário fazer o exame mais cedo, entre os 40 anos”, explica.

Para alinhar a linguagem utilizada à população nesta campanha, foi realizada no último dia 22 a 3ª Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde. No encontro, estiveram presentes 170 agentes, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Florianópolis e membros da AMUCC.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa tem como marca principal a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em Florianópolis, as luzes irão iluminar várias construções famosas a partir do dia 1º de outubro.

(Prefeitura de Florianópolis, 30/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *