Praias de Florianópolis terão banheiros químicos durante a temporada de verão
22/10/2014
Empresários e Prefeitura discutem a criação de secretaria para o Norte da Ilha
22/10/2014

Revitalização do Parque Municipal Lagoa do Peri vai até dezembro

Até dezembro estarão finalizadas as melhorias no Parque Municipal Lagoa do Peri, no Sul da Ilha. Com a revitalização, a área de mais de 23 mil metros quadrados receberá cerca no entorno, portal único de entrada com guarita, novos banheiros e trilha para deficientes físicos. A central de atendimentos aos turistas será reativada e contará ainda com um viveiro de mudas nativas. A unidade de conservação recebe em média 5.000 visitantes nos fins de semana durante a alta temporada. A revitalização é coordenada pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

Atualmente, o parque recebe pavimentação das trilhas, que poderão ser acessadas por cadeirantes. O telhado da sede também passa por reformas após um temporal que destruiu a cobertura, em setembro.

Toda a área será sinalizada, receberá melhorias nos chuveiros, banheiros e estacionamento. Com uma única entrada, que contará com a presença de um segurança, será possível controlar melhor a passagem dos visitantes pelo parque que abriga a maior lagoa potável da costa catarinense, com um espelho d’água de cinco quilômetros de extensão. A água doce do reservatório abastece os bairros Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa e todo o Sul da Ilha. São mais de 100 mil habitantes atendidos.

“Esse espaço nunca recebeu a devida atenção do poder público. É a primeira vez que isso acontece”, diz o administrador do parque, Célio da Costa, 63 anos. Ele administra o local há 25 anos.

Costa ressalta que desde a proibição do uso de churrasqueiras no parque, em março deste ano, o consumo de bebida alcoólica e por consequência as brigas diminuíram na área de lazer. Ele lembra que entre os meses de janeiro e março 2.000 pessoas passam pelo parque aos sábados. Aos domingos são mais de 3.000 frequentadores. O parque fica distante 24 km do Centro de Florianópolis. Está localizado entre a Armação e o Morro das Pedras, no Sul da Ilha. (Alessandra Oliveira)

Recursos com compensações ambientais

As obras no parque são realizadas sob a orientação e supervisão da Diretoria de Gestão Ambiental e pelo Departamento de Unidades de Conservação da Floram. Os recursos aplicados nas melhorias são oriundos de compensações ambientais.

Duas empresas já trabalharam na revitalização, que começou em setembro. A terceira deu início às obras na semana passada, depois que a Floram rescindiu os contratos com as primeiras empresas por considerar abusivos os pedidos de aditivos de pagamentos. Mesmo com contratempos administrativos e com a chuva constante, o ritmo de trabalho está satisfatório para o superintendente da Floram, Volnei Carlin.

Além da Lagoa do Peri, a Floram também está revitalizando o Parque Ponta do Sambaqui, no Norte da Ilha. A obra é realizada em parceria entre a associação de moradores e a Floram. A previsão é terminar a revitalização até o final de outubro.

(Notícias do Dia Online, 21/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *