Custo de Vida de Florianópolis sobe 0,33%em setembro
07/10/2014
Uso de álcool entre pessoas ao volante cai em sete anos
08/10/2014

Ponte Hercílio Luz

(Por Nilton Orany Bonatte Cardoso,DC, 08/10/2014)

“Ponte Hercílio Luz, assim a olhos nus, o sol em lusco-fusco, é linda…” Essa bela música do grande e saudoso poeta Luiz Henrique Rosa me inspirou a escrever sobre a ponte.

A Hercílio Luz é um ícone do Estado de Santa Catarina, além de ser patrimônio cultural dos catarinenses e, por conseguinte, o nosso mais importante cartão-postal.

Foi criada para ligar a porção insular ao continente, em uma época em que o acesso aos dois pontos só se dava por barco.

Esse símbolo, que por muitos anos sofreu com intempéries, sol, chuva e vento, e com falta de manutenções regulares, hoje é amaldiçoado por alguns cidadãos pouco esclarecidos quanto a sua importância como ícone maior do Estado. Falam até que ela deveria ser implodida, pois é fonte de desperdício e esparrame de dinheiro, atribuindo ao monumento os gastos públicos indevidos. Outros ainda a criticam com o argumento de encontrar-se obsoleta para suprir a necessidade de mobilidade urbana.

Em uma análise clara e sucinta, a situação em que a ponte se encontra foi a ela imposta pelo abandono, pelos desvios de recursos que deveriam ser empregados para sua restauração. Se tivéssemos que punir alguém, deveriam ser os gestores públicos que administram mal os recursos para projetos e obras que não se efetivam, esses sim teriam de ser responsabilizados.

Mesmo desativada, ela ainda é a menina dos olhos para muitos turistas e moradores. Restaurada, deverá ser a mola propulsora para investimentos no turismo, além de estar apta para retomar sua função original. Nela ou em suas imediações poderão ser criados espaços de apreciação, encontro e contemplação da paisagem das baías Norte e Sul. Nestes espaços, poderão ser exploradas atividades comerciais, de lazer e turismo, como lojas para venda de souvenirs, artesanatos, postais e livros sobre a Ilha de Santa Catarina, o Estado e tudo mais que envolva essa obra de arte da engenharia.

Hoje, no alto dos seus 88 anos, essa “senhora”, magnífica em sua plenitude, um dos últimos representantes da arrojada engenharia do seu tempo, deve ser preservada.

“… Nordeste ou vento sul, nublado ou muito azul, lestada ou calmaria, é bela.” A ponte deverá ser a mola propulsora para investimentos.

*NILTON ORANY BONATTE CARDOSO, Servidor público federal – Florianópolis

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *