Sessão em homenagem a Jorge Lacerda será nesta quarta-feira (29)
28/10/2014
Transporte coletivo de Florianópolis pode entrar em greve no início de novembro
28/10/2014

Passarela Nego Quirido é repassada à Liga das Escolas de Samba por 90 dias

Prefeitura de Florianópolis e Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) deram nesta terça-feira (28) o primeiro passo para a profissionalização do Carnaval da Capital. A cessão de uso da passarela Nego Quirido foi repassada pelo município à liga. Durante 90 dias, entre 1 de dezembro e 1 de março de 2015, as escolas poderão ensaiar e explorar comercialmente a passarela, e assim angariar recursos para a realização dos desfiles do Carnaval 2015.

“Essa cessão nos dá independência. Permite que a liga seja gestora do Carnaval, assim como acontece há anos nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse o presidente da Liesf, Joel Costa Júnior. Prefeitura e governo do Estado continuam como parceiros do evento, que no próximo ano terá maior participação da iniciativa privada. Segundo Joel, sob a administração da liga é possível fazer uma organização mais técnica do Carnaval.

O presidente da Liesf garantiu que o próximo Carnaval terá uma diferença logo no início dos desfiles. Será criado o setor 1, junto à concentração para aproximar público e componentes das escolas. “Essa é uma visão mais técnica do evento”, afirmou Joel.

O presidente destacou ainda que a maior mudança do próximo Carnaval será a adoção do acesso e descenso. A escola campeã do grupo de Acesso subirá para o Especial, enquanto a última colocada cairá para Acesso. “Isso mudará completamente a plástica do desfile e aumentará a competitividade entre as seis escolas do grupo Especial e as seis do Acesso”, disse.

Ao assinar a cessão, o prefeito Cesar Souza Júnior lembrou que essa era uma reivindicação de mais de 20 anos da Liesf. A secretária de Turismo da Capital, Maria Cláudia Evangelista, afirmou que a transferência da Nego Quirido trará uma redução de custos de quase R$ 2 milhões aos cofres municipais. “Essa cessão viabilizará a estrutura do Carnaval de Florianópolis. A liga passa a ser responsável pela administração e organização do evento”, afirmou.

Primeiros ensaios no dia 13 dezembro

A Liesf prevê o início da programação na passarela Nego Quirido no dia 13 de dezembro com os ensaios técnicos das escolas, além do lançamento do Carnaval 2015 previsto para o mesmo mês. A programação de Carnaval na cidade terá início em janeiro com a escolha da rainha e das princesas e o tradicional concurso de marchinhas.

Uma das principais novidades serão os desfiles das escolas de samba em torno da praça 15, evento que resgatará os antigos carnavais na Capital. O primeiro está previsto para o dia 13 de janeiro.

Fazem parte do grupo Especial as escolas Dascuia, União da Ilha da Magia, Consulado, Embaixada Copa Lord, Protegidos da Princesa e Unidos da Coloninha. No grupo de Acesso estão Acadêmicos do Sul da Ilha, Palhoça Terra Querida, Nação Guarani, Império Vermelho e Branco, Amigos do Caramuru e Futsamba Josefense.

(Notícias do Dia Online, 28/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *