MPSC abraça o Movimento Outubro Rosa
01/10/2014
Comcap entra em greve por tempo indeterminado em Florianópolis
01/10/2014

Florianópolis recebe primeiro cinema solar do Brasil

Um projeto cultural adota energia limpa e renovável para exibir filmes e divulgar arte pelo Brasil. Depois de passar por várias cidades, o Cinesolar, primeiro cinema móvel do país que funciona com energia do sol, chega a Florianópolis para realizar duas sessões gratuitas do longa-metragem ‘Colegas’, de Marcelo Galvão. As atividades ao ar livre acontecem na quinta-feira (2), às 19 horas, na escadaria do Rosário, no Centro, e na sexta-feira (3), no mesmo horário, no Conselho Comunitário da Tapera, com entrada franca.

Patrocinado pela Genzyme, empresa farmacêutica do grupo Sanofi, o projeto já viabilizou a realização de sessões de cinema em Goiás Velho (GO), Brasília (DF) e alguns locais de São Paulo. Ainda estão na agenda passagens pelo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Festival Curta Brasília, que acontece na capital federal. Em Florianópolis, a iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Universidade Federal de Santa Catarina.

Equipado com placas solares e um sistema conversor que transforma a energia solar em elétrica, o Cinesolar possui uma estrutura autossustentável. Além do telão para exibição de filmes, o veículo tem sistema de som, projeção, cabine para DJ e ainda carrega cadeiras para acomodar o público. Desde o início das atividades, em maio, o cinema móvel foi visto por mais de 13 mil pessoas. Nas 90 sessões já realizadas, o projeto gerou uma economia de 220 mil watts, o equivalente a cerca de 400 horas de funcionamento ininterrupto de uma geladeira.

De acordo com Cynthia Alario, diretora da empresa Brazucah produções e coordenadora do projeto, o Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis que podem beneficiar diversos segmentos, inclusive no campo do entretenimento, das artes e da cultura. “Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica. (da Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes)

Serviço:

O quê: Sessão gratuita de cinema com o Cinesolar

Quando: quinta-feira, dia 2 de outubro, às 19 horas

Onde: Escadaria do Rosário – Centro

Obs: Em caso de chuva, a sessão será realizada na E.E.B Lauro Müller, na rua Marechal Guilherme, 134 – Centro

Quanto: gratuito

O quê: Sessão gratuita de cinema com o Cinesolar

Quando: sexta-feira, dia 3 de outubro, às 19 horas

Onde: Conselho Comunitário da Tapera (anexo ao posto policial)

Obs:  Em caso de chuva, a sessão será realizada no Salão Comunitário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na rua Bernardino João Damásio nº 118, Tapera

Quanto: gratuito

Informações: www.cinesolar.com.br

Sinopse: Colegas (Direção de Marcelo Galvão)

Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira. Clique aqui e assista ao trailer do filme.

(Agência ALESC , 30/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *