Projeto para o turismo
19/10/2014
Energia solar,mundo novo
19/10/2014

Contorno Viário ficará pronto depois do prazo

As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis não serão concluídas até março de 2017. Segundo estudo apresentado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) ontem, os atrasos nas liberações das Declarações de Utilidade Pública (DUP) e nas Licenças Ambientais referentes ao impacto em oito comunidades indígenas da região inviabilizam o início dos trabalhos da Autopista Litoral Sul em parte do projeto e, consequentemente, comprometem o cumprimento da data estipulada. Dos 50 quilômetros totais, apenas 14 já receberam todas as liberações necessárias – do km 211 até o km 225, em São José.

– Posso dizer com toda a segurança que o Contorno não será concluído até 2017. Pelo andamento, é possível imaginar que talvez em 2018 esteja pronto. Ou até em 2019 – avaliou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

As DUPs são os documentos que autorizariam a desapropriação. Eles são liberados pelo governo federal. Das 630 áreas avaliadas, apenas 67 foram reivindicadas, 37 negociadas e 28 estão em discussão judicial. Os outros 79% ainda não foram contemplados.

Quanto às áreas indígenas, a Funai afirmou que alguns trechos do estudo elaborado em junho não se ajustavam às necessidades do órgão. Por isso pediu revisão junto ao Ibama. Uma nova audiência pública em Biguaçu foi marcada para os dias 22 e 23 deste mês.

Côrte preferiu não falar em valores, mas a garantiu que atraso nessas obras trazem sérias consequências para o escoamento da produção industrial catarinense.

– Temos um custo de infraestrutura logística muito alto aqui.

(DC, 18/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *