Vistoria no Mercado Público da Capital indica problemas
22/10/2014
Ministério Público divulga empresas envolvidas na Operação Leite Adulterado III
22/10/2014

Acusação de troca de votos para aprovação do IPTU por recursos gera polêmica em Florianópolis

O prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) negou ter prometido R$ 1 milhão em obras aos vereadores que votassem pelo aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Florianópolis, como declarou um dos vereadores da base em tribuna durante sessão legislativa. Na nota enviada através da assessoria de imprensa, o prefeito rebateu: “o que o prefeito disse à época da tramitação do projeto de lei que atualiza a Planta Genérica de Valores foi que, com a sua aprovação, a administração poderia atender as demandas de vereadores, através de emendas – emendas de vereadores da situação e também da oposição, frise-se”, diz trecho do documento.

No último dia 13 de outubro, na sessão polêmica que manteve o veto sobre o Orçamento Impositivo, o vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko, (PSD), declarou na tribuna: “eu lembro como se fosse hoje (…), todo mundo bateu palma ‘pro’ prefeito dar R$ 1 milhão de obras para cada vereador na aprovação do IPTU”. Na época, quando a matéria foi aprovada por 15 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, a negociação foi chamada internamente de “show do milhão”.

Assista ao pronunciamento polêmico

Na terça-feira (22), o vereador Afrânio Boppré (PSOL) divulgou o vídeo da sessão para diversas instituições, entre elas OAB, Ministério Público, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil), Secovi (Sindicato da Habitação), UFECO e outros. “Encaminhei o que ele disse na tribuna por entender que é um absurdo esta forma de tratamento da prefeitura com os vereadores. A culpa não é da Câmara ou dos vereadores, mas sim do prefeito que pode fechar essa torneira se não negociar aprovação de projetos”, disse o parlamentar.

O presidente do Sinduscon, que até a tarde de quarta-feira (22) ainda não tinha recebido o cópia da das imagens da sessão, disse que a situação é grave. “O bolso do contribuinte não pode ser usado para vender o aumento do IPTU. Esperamos uma manifestação do Ministério Público, pois a questão atravessa o interesse da coletividade”, declarou.

Na segunda-feira, Badeko fez uma retratação na tribuna alegando que tinha se expressado mal. Ontem, procurado pela reportagem Badeko não foi encontrado para comentar o assunto.

(Notícias do Dia Online, 22/10/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *