Cobertura retrátil do vão central do Mercado Público ainda está na fase do projeto
03/09/2014
Aeroporto
03/09/2014

UFSC: o liminar da desordem

(Por Moacir Pereira, DC, 03/09/2014)

A polêmica e conturbada gestão da reitora Roselane Neckel na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá um novo desafio a partir desta sexta-feira. Os chefes de departamentos e diretores de centros estão obrigados a listar os servidores técnicos e administrativos que não cumpriram as oito horas diárias de trabalho, como manda a lei federal e está fixado em suas nomeações.

A UFSC atravessou o primeiro semestre numa situação que beira à calamidade. Servidores fizeram greve de março a julho. Braços cruzados durante cinco meses. Mas os salários foram pagos religiosamente no início do mês. Fecharam a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário, além de causar prejuízos a vários departamentos de ensino.

No auge da crise, a reitora baixou uma portaria exigindo o cumprimento de horário. O sindicato decidiu que os funcionários trabalhariam apenas seis horas por dia e não as oito horas que vinham cumprindo até então. A norma interna entrou em vigor dia 1o de agosto e será, teoricamente, executada no dia 5 de setembro. A reitoria promete punir os faltosos ou os que não cumpriram integralmente a carga horária.

As gestões anteriores dos reitores Ernani Bayer, Diomário Queiróz, Rodolfo Pinto da Luz, Lúcio Botelho e Álvaro Prata enfrentaram greves de professores e de servidores. Mas nenhuma delas chegou no nível da desordem registrada este ano.

Dá pena ver o que era e no que foi transformada a UFSC.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *