Ação do MPF tem liminar favorável para fechamento imediato de casa noturna na SC 401, em Florianópolis
25/09/2014
Mesmo com barreira de pedras na Armação, mar avança no Morro das Pedras e ameaça Lagoa do Peri
25/09/2014

UFSC, ICMBio, órgãos ambientais dos três estados e terceiro setor avaliam unidades de conservação

A situação das oito unidades municipais de conservação ambiental e o modelo de gestão da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, sob jurisdição da União, fazem parte da programação do 2º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UCs). Os debates ocorrem nesta quinta, no auditório do CSE (Centro Sócioeconômico) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); e sexta-feira, no Hotel Engenho Eco Park, no Rio Vermelho.

Os temas debatidos servirão de base para a produção de documento técnico sobre as áreas protegidas na região Sul do Brasil. A primeira edição do seminário ocorreu em 2012 e resultou em parcerias para integração das instituições ligadas às unidades de conservação ambiental. Segundo o diretor do Instituto ÇaraKura e coordenador do evento Richard Smith, serão divulgados os resultados obtidos após o primeiro seminário e serão abertos os debates sobre diferentes aspectos dos processos de criação e gestão de unidades de conservação.

Estarão presentes representantes de diversas instituições governamentais e não governamentais como ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), Ministério do Meio Ambiente, UFSC, União Internacional para Conservação da Natureza, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, WWF Brasil. Também vieram representantes de órgãos públicos estaduais, como Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), Instituto Ambiental do Paraná e Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.

Os resultados do 2º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação contribuirão para a participação brasileira no Congresso Mundial de Parques, da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), de 12 a 19 de novembro em Sydney, na Austrália, que ocorre a cada 10 anos e é considerado o mais importante evento do planeta sobre o tema. Com base nos debates será elaborado documento técnico que será encaminhado para a Comissão Mundial de Áreas Protegidas. “Assim, temos a oportunidade de fortalecer a representação de todo o sul do país no Congresso Mundial de Parques, na Austrália”, explica Richard Smith.

Durante o Seminário, a UFSC será apresentada como nova integrante da UICN, uma das mais antigas instituições de conservação da natureza, conforme parceria iniciada no ano passado. Para finalizar a programação desta quinta-feira, será lançado o livro “Transição para Sustentabilidade” do coordenador nacional da UICN no Brasil, Luiz Fernando Merico, que também apresentará as principais ações da entidade no Brasil. O 2º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação é organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da UFSC, em parceria com o Instituto Çarakura, de Florianópolis, e a União Internacional para Conservação da Natureza.

 

Parque Municipal do Morro da Cruz

Criação: 2005

Área: 130,50 hectares

Parque Municipal Lagoa do Peri

Criação: 1981

Área: 20,3 km²

Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição

Criação: 1988

Área: 49,94 hectares

Parque Municipal Maciço da Costeira

Criação 1995

Área: 1.455,66 hectares

Parque Municipal da Galheta

Criação: 1990

Área: 141,83 hectares

Parque Manguezal do itacorubi

Criação: 2002

Área: 187,21 hectares

Parque Municipal Lagoinha do Leste

Criação: 1992

Área: 789,26 hectares

Parque da Ponta do Sambaqui

Criação: 2005

Área: 1,37 hectares.

( Notícias do Dia Online, 24/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *