Coqueiros: Trapiche abaixo
18/09/2014
Plano Diretor: faltam só mais três oficinas
18/09/2014

Turismo e interiorização

(POR SAMUEL KOCH*, DC, 18/09/2014)

O turismo é um elemento importante da vida social e econômica da comunidade. Considerada uma das atividades mais expressivas na economia mundial, é a maior prestadora de serviços no mundo e uma grande geradora de empregos, de renda e de divisas.

Para se ter uma ideia, no ano passado, o setor turístico movimentou 600 mil empregos diretos em Santa Catarina e totalizou 12,5% do PIB do Estado, graças às belezas naturais e ao crescente turismo de eventos, protagonista no combate contra a sazonalidade da baixa temporada. No total, o número de visitantes alcançou 6 milhões/ano nas quatro estações em todo o Estado.

Isso é resultado de muito trabalho. A Secretaria de Turismo, por exemplo, vem investindo forte na promoção do Estado nas demais regiões brasileiras. Com certeza, todo governo tem de ser indutor do progresso, mas as entidades têm de fazer a sua parte. Atenta a essa necessidade, a ABIH-SC está colocando em prática seu primeiro projeto de interiorização, que se chama ABIH-SC Road Show.

Realizaremos um evento em cada uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar os meios de hospedagem, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região.

A primeira cidade a receber o ABIH-SC Road Show será Fraiburgo, no destino turístico Vale do Contestado. O evento foi realizado na última semana no Hotel Renar. Hoje, na Serra Catarinense, está previsto o segundo evento, em São Joaquim. As próximas regiões serão contempladas a partir do ano que vem.

Com esses eventos, nós pretendemos aproximar o setor hoteleiro e, principalmente, promover oficinas de capacitação, instigando o trade turístico local a elaborar um Calendário Integrado de Turismo. Assim, alcançaremos nosso objetivo, que é fomentar o turismo catarinense, auxiliando na promoção dos destinos turísticos.

*DIRETOR-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS EM SANTA CATARINA (ABIH-SC) FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *