Casarão Bento Silvério, na Lagoa, mantém atrações culturais e artísticas à população
15/09/2014
Empreende Brazil Conference 2014
15/09/2014

Obras da ciclovia da Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, estão paradas mais uma vez

As obras da ciclovia da rua vereador Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, estão paradas novamente. O muro de arrimo, que deveria estar pronto em julho, ainda não foi concluído para que a pavimentação pudesse ser feita no local. O problema que acarretou a segunda paralisação é mais uma vez um desentendimento no repasse de verbas entre a prefeitura e a Pavicon. De acordo com a empresa, a conclusão da ciclovia de 1,9 quilômetro que custará R$ 3 milhões e que deveria estar pronta há dois meses, ocorrerá entre seis e 12 meses após a retomada da obra.

Há pelo menos três semanas nem homens e nem máquinas trabalham nas obras da ciclovia. Moradores e ciclistas esperam ansiosos pela conclusão. Integrante do movimento Ciclovia na Lagoa Já, Luiz Hamilton Moura disse que a primeira etapa da obra, ou seja, a edificação do muro de arrimo, deveria ser concluída em 120 dias. “Os trabalhos começaram em junho de 2013. Portanto, essa etapa deveria estar pronta em outubro do ano passado. Não parece um trabalho tão complexo”, afirmou.

O presidente da associação de moradores do Porto da Lagoa, Luciano Pereira, lamentou o descaso da prefeitura e espera por uma explicação por parte do poder público. “Pelo que vejo, não falta muito para a conclusão da obra. Os ciclistas precisam desse espaço para pedalar com segurança”, disse.

Em outubro de 2013, as obras foram paralisadas pela primeira vez. Durante 30 dias nada foi executado. Além de inacabada, a obra aumenta os riscos dos ciclistas que passam diariamente pela Osni Ortiga.

Um exemplo da insegurança é apontado pelo técnico em telecomunicações Rafael de Oliveira, 35 anos. O barro acumulado sobre o que deveria ser a pista para pedalada obriga o morador da Lagoa da Conceição a transitar na rua. “Em dias de chuva tenho de ocupar a pista destinada aos veículos para não me sujar todo com lama. Esse atraso é lamentável. A vida das pessoas está em risco”, criticou. Ele pedala 40 quilômetros diariamente para ir e voltar do trabalho, no bairro Santa Mônica.

Falta de pagamento

A assessoria de comunicação da Secretaria de Obras da Capital informou que a Pavicon paralisou os trabalhos por atraso no repasse de verbas. Esse atraso previsto em contrato, conforme a secretaria. A empresa foi notificada para retomar os trabalhos o mais breve possível. Após a retomada, o prazo previsto para conclusão da ciclovia é de 90 dias, segundo a secretaria.

O engenheiro civil da empreiteira Pavicon, Pablo Zimer, afirmou que a empresa notificou a prefeitura mais de uma vez pela falta de pagamentos. “Se estivesse em dia não teríamos razão para pararmos a obra”, disse. “Temos grande vontade de concluir a ciclovia. Não tivemos problemas com outros contratos com a Prefeitura de Florianópolis. Somente com esse”, lamentou.

( Notícias do Dia Online, 12/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *