Passaporte Verde lança guia de ecoeficiência para empreendimentos turísticos
10/09/2014
A força do trade turístico
10/09/2014

Exposição une ciência e arte na Galeria Vecchietti

Quem ainda não visitou a ‘Feira de Ciências – Acelerando Partículas da Criação’, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, tem mais alguns dias para conferir os trabalhos apresentados por dez artistas da Capital.  Com curadoria de Fernando Boppré e Ana Viegas, a mostra de arte contemporânea reúne experimentos que mesclam ciência, humor e criatividade, inspirada nas antigas feiras de ciências escolares. A exposição pode ser visitada até 19 de setembro, com entrada franca.

Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas devem fazer a solicitação junto à Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou entrar em contato com a equipe da Galeria Vecchietti pelo telefone (48) 3228-6821. A galeria está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.

Realizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em parceria com o Sesc-Santa Catarina, a mostra contempla obras produzidas por Diego de los Campos, Lara Montechio, Bruno Bachmann, Leandro Lopes, Lengo Noronha, Luiza Arantes Nasser, Jonas Esteves de Bem, Guto Lacaz, Maurício Muniz e Michael Duarte. A montagem é assinada por Cristina Dalanora e Flávio (Xanxa) Brunetto.

Espaço interativo

Ao entrar no espaço da Galeria Vecchietti, o visitante é convidado a fabricar aviões de papel de diversos formatos e tamanhos; desenhar com uma caneta vibratória e fixar as imagens na parede; ou ainda fazer filmes para exibição no local, entre outras atividades inusitadas. Os trabalhos em exposição podem ser tocados e experimentados.

Na mostra também é possível interagir com a escultura Psilocibina, criada por Lengo Noronha. O experimento foi desenvolvido a partir de raízes, folhas, sementes e outros objetos recolhidos no quintal da casa do artista, e acomodados sobre uma placa metálica. A obra tem a forma de um grande cogumelo brotando do solo, que é feito a partir de limalhas de ferro. Um ímã embaixo da placa pode ser conduzido pelo visitante, provocando o movimento da “terra”.

Outra curiosidade é o Motorcine, criado por Lara Montechio e Bruno Bachmann, estudantes de Artes da Udesc. Feito de pedaços de ventilador e bicicleta, prendedores de roupa e outros objetos reciclados, o equipamento foi desenvolvido especialmente para a Feira de Ciências. Com ele dá para assistir a pequenos filmes, a partir da projeção com efeitos de câmera lenta (slow motion). Além das invenções expostas, a Feira de Ciências reserva um espaço para o público exercitar a criatividade na mesa de experimentos.

“A gente pensou nas experiências que queria ver e convidou alguns artistas, além de outros colegas. São pessoas que quiseram pensar um pouco essa relação e se dispuseram a fazer alguns trabalhos nessa linha, unindo ciência, arte e até humor, porque aqui também há um pouco de ironia” comenta o curador da mostra, Fernando Boppré.  Essas atividades, segundo ele, possibilitam a inovação do saber. “A Feira possui também um caráter pedagógico e didático”, complementa.

O quê: Exposição Feira de Ciências – Acelerando as Partículas da Criação

Quando: até 19 de setembro (sexta-feira)

De segunda a sexta – das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

Praça XV de Novembro, 180 – Centro

(Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

Agendamento: Diretoria de Artes/FCFFC (artes.visuais@gmail.com)

(48) 3228-6821

(Prefeitura de Florianópolis, 09/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *