Região Metropolitana de Florianópolis é sancionada
16/09/2014
Construções ilegais se multiplicam sob os olhos da fiscalização em Florianópolis
16/09/2014

Adiado para 2016 novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz

A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, prevista para terminar este ano, não vai ficar pronta antes de 2016. A informação é do superintendente Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, que participou na última quarta-feira (27), de reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Segundo ele, a estatal fará a rescisão do contrato assinado com o Consórcio Espaço Aberto – Viseu para a construção do novo prédio. O motivo é a lentidão na execução da obra, que, desde a sua assinatura, em 2012, teve apenas 7% dos trabalhos executados.

A empresa que ficou em segundo lugar na concorrência deve ser convidada para assumir a execução. Após a assinatura do contrato, ainda sem data definida, a nova empresa terá 18 meses para concluir o serviço.

No entanto, na opinião do presidente da câmara e vice-presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, este encaminhamento pode não resolver a questão.

“Corremos o risco de que a nova empresa, a ser contratada, tenha as mesmas dificuldades da primeira. Então, é importante que se faça um regime diferenciado de contratação, para que tenhamos uma conclusão mais rápida e com a qualidade desejada pela sociedade catarinense”, afirmou.

Representantes da construtora Espaço Aberto, presentes na reunião, não quiseram se manifestar.

Com o atraso na obra, que teve seu primeiro prazo de conclusão marcado para 2008, o novo terminal não deve conseguir atender a demanda de passageiros quando for inaugurado

”Nós não vamos desativar o terminal atual. Eles vão se complementar e atender a demanda”, disse o representante da Infraero, que disse ainda que a expansão do aeroporto está sendo feita sem um plano de longo prazo.

A ampliação da pista para a recepção de aviões maiores, reivindicada por empresas que operam no local, não está nos planos da estatal. Souza afirmou que ela será estudada, mas que não há previsão de prazo para início dos trabalhos.

“É um absurdo que a ampliação do aeroporto esteja sendo feita sem um plano diretor. A sociedade precisa conhecer e deve ser ouvida sobre esta proposta de plano que, pelo que soubemos hoje, foi elaborada pela Infraero e está sendo analisada pela ANAC”, defendeu Aguiar.

(Noticenter, 28/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *