Exposição une ciência e arte na Galeria Vecchietti
10/09/2014
Preparação para temporada em Florianópolis inicia com cursos gratuitos de qualificação
11/09/2014

A força do trade turístico

(Marco Aurélio Floriani*,  DC, 10/09/2014)

Santa Catarina é considerado um dos Estados brasileiros mais diversificados em clima, paisagens e atrações culturais. Temos aqui todos os elementos: litoral paradisíaco, temperaturas baixas e neve na Serra, as famosas regiões de águas termais, as festas que enaltecem as culturas germânica, italiana, açoriana e assim por diante.

Nos últimos anos, o trade turístico – que reúne meios de hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções, organizadoras de eventos, agências de viagens e prestadores de serviços – decidiu unir esforços em torno de entidades empresariais, a fim de promover o marketing dos destinos no Estado e buscar a captação de recursos para atrair eventos nacionais e internacionais. Uma verdadeira ferramenta para impulsionar negócios junto à rede de associados.

Estamos falando dos Conventions & Visitors Bureau. O termo é inspirado no modelo americano originário em Detroit e remonta o ano de 1886, quando a cidade, poderosa em função de suas fábricas de automóveis e bens duráveis, atraía grande numero de empresários e exigiu a organização e desenvolvimento do segmento. De lá para cá, a fórmula se expandiu para o mundo, e as principais metrópoles e centros turísticos passaram a fomentar seus serviços da área por meio do associativismo.

Atualmente, 13 Conventions estão sediados em cidades-polos regionais de Santa Catarina, agrupando mais de 1 mil empresas unidas em torno de uma federação, que tem assento no Conselho Estadual de Turismo. Nosso grande desafio é que os governos municipais e estadual vejam essas entidades como aliadas em suas políticas setoriais. Afinal, a parceria público-privada já provou ser o melhor caminho para a alavancagem do desenvolvimento econômico e social. Nosso grande desafio é que os governos vejam essas entidades como aliadas.

*Presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *