Reajuste da conta de luz ainda deverá ser sentido nos bolsos dos consumidores nos próximos anos
27/08/2014
IPTU tem acordo
27/08/2014

UFSC Servidores novamente em greve

Menos de dois meses após o fim de uma greve que se estendeu por 104 dias, servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão novamente com suas rotinas de trabalho alteradas. Dessa vez, entretanto, a greve é diferente: trabalhadores organizaram a escala de forma a manter os setores abertos nos três turnos, sem fechar ao meio-dia, exigindo a redução da carga horária semanal de 40 para 30 horas semanais. A reitoria afirma que as oito horas diárias são uma exigência legal e que a instituição não tem autonomia para diminui-las.

A movimentação tem como principal interesse pressionar a reitoria pela alteração nas jornadas de trabalho. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da universidade (Sintufsc), é possível reduzir a carga horária dos técnicos e ainda assim ampliar o atendimento aos estudantes para 12 horas.

Só será possível contabilizar o número de técnicos que aderiram à greve após a análise dos livros-ponto, que devem ser entregues pelo gestor de cada unidade até o nono dia útil do mês seguinte.

Sindicato reclama de falta de diálogo  

A iniciativa teve como ponto de partida uma portaria publicada pela reitoria após o encerramento da greve nacional da categoria, que se estendeu de 17 de março a 30 de junho, determinando a continuidade das oito horas diárias. O documento, assinado pela reitora Roselane Neckel, também implementa o controle diário de frequência para os servidores.

Para o Sintufsc, a atitude da reitora representou o rompimento das negociações e o fim do diálogo. E eles prometem continuar mobilizados até que Roselane revogue a portaria.

Uma comissão trabalhou por quase um ano para tornar a proposta viável e estávamos em negociação, ficaria bom para a comunidade acadêmica e para os técnicos. Só que depois da greve, as conversas foram rompidas bruscamente.

Mesmo que houvesse amparo legal, a universidade não conta com servidores o suficiente (para diminuir a carga horária diária para seis horas).

(DC, 27/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *