Agenda de 25 até 31 de agosto de 2017
22/08/2014
Liberada a venda e o consumo de moluscos na Grande Florianópolis
25/08/2014

Santo Antônio de Lisboa celebra a cultura açoriana

O bairro de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, sedia, entre os dias 22 e 24 de agosto, a 21ª edição da Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Cerca de 60 delegações que representam 25 municípios catarinenses participam do maior evento alusivo à identidade cultural açoriana no estado, com destaque para o artesanato, as danças folclóricas e a gastronomia típica.

A festa será realizada nas imediações da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades e nas ruas Cônego Serpa e Professor Osni Barbato, onde serão instalados diversos estandes. O público poderá saborear produtos da culinária tradicional e comprar peças de artesanato, além de apreciar apresentações culturais, exposições fotográficas, exibição de documentários e participar de palestras e lançamento de livros. Além disso, no sábado (23), a partir das 10 horas, todas as delegações participantes da festa formarão um grande cortejo em desfile etnográfico pelas ruas do Centro Histórico de Florianópolis.

A Açor também contará com a participação de estudantes e professores de 32 escolas municipais de Florianópolis que desenvolveram ao longo do ano conteúdos e atividades pedagógicas sobre a imigração açoriana e o legado no litoral catarinense. O resultado do projeto, focado no fortalecimento da herança cultural açoriana, poderá ser conferido nos estandes, nas exibições de danças folclóricas e de brincadeiras infantis. O trabalho faz parte do projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/UFSC), que atua em 46 cidades do litoral.

A proposta da festa é valorizar, preservar e divulgar a identidade cultural açoriana. “Trabalhamos o ano todo com as escolas municipais, mobilizando as comunidades, para valorizar a herança cultural. A Açor é também um grande encontro, pois trazemos gente de todo o litoral de Santa Catarina, como artesãos, grupos folclóricos, músicos”, ressaltou o diretor do NEA/UFSC e coordenador da Açor, Joi Cletison.

A cada ano, o conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC escolhe uma cidade do litoral catarinense para sediar o evento. Essa é a primeira vez que a Açor será realizada na capital. O cenário da festa, Santo Antônio de Lisboa, é uma localidade que preserva rico patrimônio cultural herdado dos primeiros imigrantes que vieram dos Açores no século 18.

Criada em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio. A próxima edição será em Bombinhas.

A Açor é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. A execução é responsabilidade do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O evento conta ainda com apoio da Santur, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Governo dos Açores.

Serviço

O quê: 21ª Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Quando: 22 a 24 de agosto (sexta-feira a domingo)

Onde: Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Quanto: gratuito

(Agência ALESC, 22/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *