Engenheiros da ACE criam força-tarefa para acompanhar obras da ponte Hercílio Luz
29/08/2014
Ruas Clandestinas
29/08/2014

Nota Oficial da ACIF sobre obras do Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Diante das informações veiculadas na imprensa e que dão conta do inaceitável atraso e da provável paralisação das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), representando seus mais de três mil associados, julga importante manifestar o que segue:

1)   A inépcia dos responsáveis pela gestão do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz provoca profundo mal estar entre todos que utilizam o local para seus deslocamentos e entre aqueles que trabalharam durante anos e seguem investindo para transformar Santa Catarina em um destino turístico qualificado.

2)   O turismo é atividade essencial para a cidade e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, estrutura fundamental para seu desenvolvimento. Dados da Pesquisa de Demanda Turística Internacional, feita em parceria do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostram que o País recebeu 5,67 milhões de estrangeiros em 2012, praticamente a metade deles a lazer. Entre esse público, que movimenta dezenas de segmentos econômicos, Florianópolis é o segundo destino mais procurado, atrás apenas do Rio de Janeiro.

3)   Segundo dados da Receita Federal, Santa Catarina contribuiu com R$ 38.888.044.191 (trinta e oito bilhões, oitocentos e oitenta e oito mil Reais) em tributos federais em 2013. Historicamente o Estado é “credor” da União, recolhendo um volume de impostos extremamente elevado e tendo retorno irrisório de investimentos. Essa realidade, que não podemos mais tolerar, resulta em situações como essa, de atraso em obras essenciais, que, inacabadas, emperram o desenvolvimento do Estado.

4)   Diante desse cenário desolador, a ACIF exige que os responsáveis pela situação se manifestem – tanto sobre a falta de acompanhamento adequado da obra quanto sobre o que será feito para enfrentar o problema.

Esse é um problema que afeta direta ou indiretamente a todos os catarinenses. Por isso a ACIF convida as demais entidades representativas da sociedade a se unir nesse esforço para a concretização de projeto essencial para garantir mais segurança e conforto àqueles que se deslocam desde Santa Catarina até outros pontos ou que vêm ao Estado desfrutar as qualidades de nossa terra.

Informa ainda estar tomando algumas medidas de imediato:

– Protocolará pedidos de informação junto à Presidência da Infraero e ao Tribunal de Contas da União;

– Encaminhará questionamentos sobre o assunto aos representantes do Estado no Parlamento Federal e ao Chefe do Poder Executivo Estadual. A ACIF dará ampla publicidade às respostas recebidas e aos compromissos assumidos pelas autoridades competentes.

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF

( ACIF , 28/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *