Comissão será criada para discutir questões técnicas do reajuste do IPTU e ITBI de Florianópolis
21/08/2014
Parque tecnológico catarinense segue passos do Vale do Silício
21/08/2014

Duplicação da Edu Vieira ficará para o próximo ano

O início da duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, em Florianópolis, deve ficar de fora do calendário 2014. É que as obras estão condicionadas a um cronograma burocrático que até agora não foi cumprido. Falta negociar as desapropriações na área, o licenciamento ambiental e a licitação para contratar a empresa que executará o serviço estão pendentes e ainda é preciso finalizar o processo de doação de uma área da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essencial à ampliação da via.

Secretaria de obras não fala em prazos

Orçada em cerca de R$ 20 milhões, a duplicação será custeada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Pelos prazos estabelecidos em contrato, o serviço deveria ter iniciado ainda no ano passado – a prefeitura de Florianópolis, no entanto, conseguiu prorrogar a data limite para 30 de dezembro de 2014. E a Secretaria de Obras trabalha com o novo prazo, não para iniciar a obra, mas para apresentar o projeto executivo ao órgão financiador.

– Não posso divulgar uma data, mas a previsão mais realista é de obras só no ano que vem – diz Domingos Zancanaro, secretário de Obras de Florianópolis.

Alternativa de trajeto ao aeroporto Hercílio Luz e um dos principais acessos ao campus da UFSC, a Edu Vieira é ponto frequente de congestionamento. E a promessa de duplicação se arrasta há décadas. Um dos principais entraves era a falta de acordo entre prefeitura e universidade, sobre a doação da área. Em abril do ano passado uma comissão foi criada para tratar do caso. O grupo era coordenado por técnicos da UFSC e incluía representantes do governo municipal e do Conselho Comunitário do Bairro Pantanal. Em pauta, o projeto: a universidade exigia que além da pista para veículos, fossem incluídos espaços exclusivos para ciclistas, pedestres e ônibus.

Após mais de um ano de discussões, a comissão encaminhou parecer favorável à doação de uma área de 20 mil metros quadrados da UFSC para a prefeitura. E o Conselho Universitário aprovou em maio.

(DC, 21/08/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *