SC registra queda de 78% nos registros do vírus influenza
14/08/2014
Projeto OAB Cidadã realiza ciclo de palestras
15/08/2014

Aeroporto Hercílio Luz: sociedade quer retomada das obras e transparência nas informações

As obras de ampliação e de acesso ao aeroporto Hercílio Luz foram paralisadas pela Infraero, causando estarrecimento e indignação aos moradores de Florianópolis, que há mais de três décadas se ressentem de um aeroporto proporcional à importância da cidade como destino turístico internacional. Um dos mais importantes itens de infraestrutura e logística da capital, o aeroporto atende as demandas de grande parte do Estado, o que representa cerca de 5 milhões de passageiros/ano.

Por enquanto só projeto e não mais do que 10% das obras do novo terminal

A presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, ressalta que o prejuízo de um aeroporto aquém da necessidade de Florianópolis não é apenas para o turismo, mas para toda a economia da cidade e de Santa Catarina. “Se o governo do Estado não consegue viabilizar um aeroporto, é porque falta gestão, e a sociedade não tolera mais estes projetos iniciados e não acabados, que se estendem por décadas”, afirma.

O FORTUR – Fórum de Turismo de Florianópolis, que agrega 19 entidades locais do setor, está planejando uma campanha para o aeroporto inspirada nas ações do COMDES – Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis que pressionaram os responsáveis e contribuíram para o início das obras da alça de contorno viário da BR 101.

“O trade turístico vem sendo prejudicado há muito tempo por falta de uma ampliação de pista, que vai contribuir para vôo internacionais diretos para Florianópolis. Não é uma coisa complexa, está faltando visão estratégica e visão econômica para o governo”, complementa Zena Becker.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informa que as obras das novas pistas de manobra de aeronaves e o novo pátio de aeronaves (primeira frente) foram suspensas por 120 dias devido à necessidade de readequação do cronograma, que sofreu atrasos na execução em virtude de muita chuva. Se a suspensão durar os quatro meses, as obras só reiniciarão em dezembro, o que atrasaria o cronograma, previsto para ser concluído em novembro de 2014. A Infraero está divulgando que não haverá atrasos.
A entidade parceira da FloripAmanhã no FORTUR, a CDL de Florianópolis destacou em nota que “a paralisação das obras nos causa forte preocupação também pela falta de transparência do processo: as informações não chegam via fontes oficiais, mas são divulgadas pela Imprensa e o imbróglio envolve uma construtora que já enfrenta problemas com a execução de outros dois contratos estratégicos para a cidade – a ponte Hercílio Luz e a SC 403”.

A CDL de Florianópolis ainda faz um apelo ao Governo do Estado e à Infraero para que mantenham a comunidade informada com clareza sobre o cronograma e os motivos que justificaram a interrupção, assim como quais os pré-requisitos para que reiniciem. “Aos representantes públicos das mais diferentes esferas, solicitamos que façam uso de suas prerrogativas para exigir a imediata retomada dos trabalhos e a garantia de continuidade até sua conclusão”, conclui a CDL.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *