Enfim, FCC tem presidente
24/07/2014
Lagoa da Conceição: ex-procurador esclarece posição da prefeitura na época de Dário Berger
24/07/2014

UFSC terá 47,5% de vagas para cotas

O vestibular 2015 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá 47,5% das vagas reservadas para os candidatos contemplados pela Política de Ações Afirmativas (PAA). A resolução que dispõe sobre a PAA foi aprovada na terça-feira, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn).

Desta porcentagem, 37,5% seguem a legislação nacional que dispõe sobre as cotas. Os outros 10% seguem regras próprias da Universidade e são destinados a candidatos autodeclarados negros de qualquer faixa de renda. A medida foi aprovada com 28 votos favoráveis e 10 contrários e valerá para o Vestibular 2015.

No ano passado, 35% das vagas eram reservadas para cotistas, sendo 25% para atender às exigências da lei federal. O aumento estipulado pela legislação é progressivo e começou a ser aplicado no vestibular de 2013 com reserva de 12,5% das vagas. Ano que vem, todas as Universidades Federais do Brasil deverão destinar, no mínimo, 50% das vagas para a Lei de Cotas e, por isso, uma nova resolução deverá ser discutida.

Dos 37,5% reservados para a PAA, 16% (ou 6% do total das vagas) é destinado a pretos, pardos e indígenas. Os outros 31,5% serão preenchidos por alunos de que cursaram o ensino médio completo em escola pública. Para o ano que vem serão oferecidas 6.511 vagas, assim, de acordo com as novas regras, 3.091 serão ocupadas por cotistas e 3.420 pelos demais candidatos.

Para o presidente da Comissão de Acompanhamento das Ações Afirmativas da UFSC, professor Marcelo Tragtenberg, a reserva de 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, que vigora desde 2008, é uma decisão avançada da UFSC, pois a legislação atual não contempla negros que não estudaram em escolas públicas, como os bolsistas em escolas privadas. Além da porcentagem para cotistas, outras 16 vagas suplementares são destinadas a indígenas residentes no território nacional e transfronteiriços.

(DC, 24/07/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *