Total de 31 inscritos concorrem à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas
09/07/2014
Santa Catarina ganha cartilha ‘Evento Seguro’
09/07/2014

Qualificação empresarial

(Por Luiz Barretto* , DC, 09/07/2014)

Imagine uma pessoa que sempre sonhou em ter uma empresa. Um dia, identifica uma oportunidade de negócio e consegue o capital necessário para entrar no mercado, em uma região movimentada e com bom potencial de consumo. Apesar disso, o negócio fecha poucos meses depois: não estava preparado para enfrentar a concorrência.

Acredito que os leitores conheçam histórias assim, de gente bem-intencionada e trabalhadora, mas que não prospera em um projeto de empreendedorismo. Não é motivo para desanimar e desistir de ser empresário, até porque se adquire experiência, mas o que vai ajudar o negócio a ter vida longa no mercado é a qualificação permanente.

O empreendedor que valoriza a educação estará mais preparado para inovar e fazer a empresa crescer. Só é possível fazer isso bem quando se tem uma visão completa da empresa, do que está acontecendo no setor, estabelecendo metas para cada área e buscando a excelência.

Educação empresarial é necessária independentemente do tamanho da empresa. Por isso, o Sebrae investe para preparar os empresários de pequenos negócios para que eles tenham as condições necessárias para crescer. Em Santa Catarina, oferecemos 858 cursos para empresários e microempreendedores individuais em 2013. Houve no período 1,9 mil palestras, oficinas e seminários.

A capacitação tem impactos diretos na empresa. No início do ano, concluímos a pesquisa Sensor das Micro e Pequenas Empresas Catarinenses. As empresas atendidas pelo Sebrae tiveram competitividade média de 55,86 pontos, contra 50,11 pontos das não atendidas.

A qualificação aumenta o potencial de faturamento da empresa, o que é ótimo para o empreendedor. É excelente também para o país, pois o aumento de empresas bem-sucedidas resulta em mais emprego e de renda. Por isso, capacite-se: vai ser bom para todos.

*PRESIDENTE DO SEBRAE. MORADOR DE BRASÍLIA

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *