Pontes que ligam Ilha ao Continente são vistoriadas
31/07/2014
Justiça condena Prefeitura a pagar multa de R$ 1 milhão depois de pedir anulação de demolições
31/07/2014

Projeto na Grande Florianópolis oferece capacitação em informática a jovens carentes

Um projeto social criado há três anos em Florianópolis oferece cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores a jovens carentes da região. Eles são preparados para o mercado de trabalho, sendo também incentivados a se tornarem microempreendedores individuais e abrirem seu próprio negócio. Mais de 160 jovens já passaram pelo Projeto Fenix.

Um deles é Alexsandro da Costa, de 19 anos, morador do Norte da Ilha de Santa Catarina. “Quero buscar uma colocação, pegar mais experiência na área e depois abrir meu negócio”, planeja o jovem que concluiu o Ensino Médio. “Soube do curso por uma prima minha. Liguei, busquei informações e resolvi me inscrever”.

As aulas são gratuitas e a formação dura um mês, totalizando 80 horas. A maioria delas é prática. “Além da parte técnica, os alunos aprendem sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e ética profissional”, observa Silvia da Luz, coordenadora do projeto Fenix.

“Eles ganham vale transporte e uma bolsa de R$ 150 no dia da formatura, como um primeiro incentivo para abrirem seu negócio. Sugerimos a confecção de folder e cartão de visita”, pontua Silvia. As inscrições ficam abertas o ano inteiro pelo site www.cdisc.org.br. As aulas ocorrem nos bairros Cachoeira do Bom Jesus, Jardim Atlântico e Morro das Pedras.

Além de aprenderem uma profissão, os estudantes consertam computadores sucateados, que depois de revisados e colocados novamente em funcionamento são doados a comunidades e escolas carentes para continuidade da proposta de inclusão digital. “Depois de formados, cada aluno participante também ganha um computador consertado”, afirma Aderbla Humphreys, engenheiro eletrônico aposentado, que idealizou o Projeto Fenix.

“Nossa maior satisfação é o pós-curso. Ver o aluno montar seu próprio negócio. A gente vê que o projeto tem continuidade e dá certo”, comemora Aderbal.

A iniciativa é do Comitê para a Democratização da Informática (CDISC), com apoio atual do Programa Petrobrás Socioambiental. A organização não governamental CDI nasceu no Rio de Janeiro há 19 anos, e há 13 anos está em Santa Catarina.

(Agência ALESC, 30/07/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *