Operários abrem novas frentes de trabalho na obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis
04/07/2014
Planos de saúde: Governo autoriza reajuste de 9,65%
04/07/2014

O turismo e o espírito da cidade

(Por Laudelino José Sardá*, DC, 04/07/2014)

O projeto de fortalecimento do turismo, lançado pela prefeitura em parceria com o Sebrae, facilita a estruturação dos serviços a partir de um inventário que indicará as razões pelas quais o potencial da cidade ainda vive hibernando. O plano de ações contempla três importantes estratégias, entre outras: a organização do receptivo, o incentivo à inovação dos serviços e equipamentos e um inventário do potencial turístico.

Distingue-se nessa nova tentativa de afirmação do turismo a sinergia que passa a integrar órgãos de classe e de fomento. Há uma convergência de ideias no sentido de a perseverança asfixiar o ceticismo, embora não haja motivo para excesso de confiança e sim para o otimismo ensejado pela visão profissional do projeto. Há outras ações da prefeitura, como a redução do ISS – de 5% para 2% aos eventos na Capital.

O projeto é fundamental à melhoria dos serviços e tem os ingredientes imprescindíveis ao exercício de um profissionalismo avançado, tanto no planejamento quanto nas ações. Contudo, há necessidade de se instituir o espírito turístico em toda a cidade. O inventário, com certeza, indicará nossas riquezas culturais como atrações, mas o seu efeito poderá frustrar se museus, fortalezas, teatros, música, artes plásticas etc. etc. não forem trabalhados e valorizados no sentido de constituírem a identidade da cidade.

Da mesma forma, a gastronomia, ruas e passeios, enfim, a cidade precisa ser alegre no todo e no particular; os bairros e balneários têm de reverberar em dias de sol e em noites bem iluminadas. A prefeitura ainda carece desse espírito coletivo para que as metas culminem sempre com o slogan cidade alegre, feliz. Sem esse foco, a Secretaria de Turismo continuará com o risco de promover bem a Ilha sem saber onde se escondeu a magia.

Há uma convergência de ideias no sentido de a perseverança asfixiar o ceticismo, embora não haja excesso de confiança e sim de otimismo ensejado pela visão profissional do projeto.

* JORNALISTA E PROFESSOR. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *