Construtora espera retomar obras interrompidas na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
31/07/2014
Ponte Hercílio Luz: A novela…
31/07/2014

O futuro do turismo em Santa Catarina

( Por Vinicius de Lucca, DC, 31/07/2014)

O setor já representa cerca de 12,5% do Produto Interno Bruto catarinense, gerando direta e indiretamente quase 510 mil postos de trabalho.

A segunda edição do Manifesto do Turismo Catarinense, organizado pelo Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, surgiu com o objetivo de dotar os atuais e futuros gestores da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de informações que possam colaborar efetivamente para o encaminhamento de soluções que visem a aprimorar a atividade turística a partir do segundo semestre de 2014 e também com vistas ao período compreendido entre os anos de 2015 e 2018.

O turismo catarinense já representa cerca de 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, gerando – direta e indiretamente – quase 510 mil postos de trabalhos e necessita permanentemente de ações que o consolide e o torne mais competitivo, inovador, dinâmico e mais justo sob as óticas social e também ambiental.

As principais sugestões são o incremento nos investimentos em infraestrutura, o planejamento – com ênfase em pesquisa e gestão – com o viés da sustentabilidade e da acessibilidade; a constante necessidade de capacitação; o incentivo à promoção e comercialização; a sedimentação de atrativos já existentes e o apoio ao surgimento de novos; e a necessidade de alteração na legislação referente ao financiamento de projetos do Fundo Estadual de Turismo (Funturismo). Sinalizar novos caminhos permitindo o debate de ideias faz parte dos objetivos do conselho estadual.

Julgamos o manifesto de suma importância, no intuito de formar uma política de Estado perene que possa oferecer ao turismo catarinense uma continuidade de ações, independentemente de seus dirigentes. Enfim, são muitos os desafios, mas é inegável a nossa vocação turística e o crescimento do turismo em Santa Catarina.

VINICIUS DE LUCCA FILHO CONSELHEIRO DE TURISMO E PROFESSOR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *