Entrevista: João Marques Brandão Neto, procurador da República em SC
23/06/2014
Ação do MPF requer demolição de construções ilegais em Florianópolis
24/06/2014

Turismo de eventos é a saída

(Por Marco Aurélio Floriani* , DC, 23/06/2014)

Os principais destinos turísticos do mundo não sobrevivem apenas das belezas naturais, da vida cultural e ou da história dos lugares. Uma vasta rede de serviços, com atendimento de primeira linha e receptividade aos visitantes e turistas, é indispensável para tornar a região interessante e acolhedora. Florianópolis reúne todas essas virtudes. Prova disso é a confirmação da cidade como sede do Congresso Brasileiro de Oftalmologia e de Clínica Médica em 2015 e do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em 2017, eventos que deverão receber mais de 5 mil congressistas cada um, além de outros tantos agendados para os próximos anos.

A conquista da quarta posição como destino mais procurado para eventos internacionais no Brasil no ranking da International Congress and Convention Association (Icca) endossa essa vocação. A capital catarinense ficou empatada com Porto Alegre, atrás apenas de destinos como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.

O desempenho resulta de um trabalho do trade, órgãos públicos e entidades que auxiliam na captação de eventos, ao promover o destino em feiras, congressos e trazer as agências e operadoras para os fam tours. No entanto, estar na linha de frente nos instiga a oferecer o melhor. Precisamos qualificar a mão de obra e investir em serviços.

Os institutos técnicos federais e outras entidades já têm feito excelente trabalho oferecendo cursos. Os hotéis já registram taxas de ocupação da ordem de 60% a 70% entre maio e novembro. É hora de percebermos que estamos diante de um novo mercado e que só a qualificação, aliada a uma boa infraestrutura, tornará o destino consolidado para eventos de todos os portes e ao turismo de lazer o ano inteiro.

*PRESIDENTE DO FLORIANÓPOLIS E REGIÃO CONVENTION & VISITORS BUREAU. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *