Empresários dos Ingleses discutem andamento das obras da SC-403 e no centrinho do bairro
23/06/2014
Estrangeiros torcem por seus países pela Copa do Mundo em Florianópolis
23/06/2014

Revitalizado, mirante da Hercílio Luz atrai visitantes, enquanto Parque da Luz aguarda reforma

Graças a ações da iniciativa privada, o Mirante da ponte Hercílio Luz está bonito, limpo e recebe visitantes diariamente. O mesmo não ocorre com o Parque da Luz. Vizinha da ilustre ponte, a área de 37 mil m² permanece subutilizada enquanto um projeto de revitalização é finalizado por arquitetos do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). Entre as melhorias previstas para o espaço estão um anfiteatro, uma concha acústica e pista de ciclismo.

Com a revitalização do mirante, realizada pela Koerich Imóveis e inaugurada em janeiro, a entrada Sul do Parque da Luz, junto à Alameda Adolfo Konder, também foi reformada. O local recebeu um parquinho infantil, além de poda nas árvores e capinagem. Mas sem intervenções do poder público, a Associação de Amigos do Parque fica à espera de melhorias na iluminação do espaço e também na implantação do projeto em andamento no Ipuf.

A entidade foi fundada em 1986. Em 1994, seus membros começaram a luta para que o espaço fosse oficializado como área verde de lazer. “Conseguimos isso em 1999, por meio da Lei Municipal 051”, detalhou Carlos Stadler, 64, vice-presidente da associação. Ele diz que as contribuições mensais de moradores de oito condomínios são utilizadas no pagamento do salário do jardineiro, que faz a manutenção do parque. “Os encargos são altos e sempre passamos aperto para pagar o 13º”, reconheceu.

O vice-presidente afirma que a poda das copas das árvores tem sido realizada por equipes da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente). A Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) também faz a limpeza do local. Stadler mora há 26 anos em frente à área de lazer. Ele espera que a iluminação do parque seja instalada ainda em 2014.  “Espero ver esse espaço lotado de pessoas fazendo piquenique, correndo, jogando bola e andando de balanço”, almeja.

Espaço valorizado ao lado da ponte

O mirante é visitado por turistas de todos os cantos, a fama da ponte Hercílio Luz é o que mais atrai. O espaço foi o primeiro local do roteiro de quatro amigos que vieram de São Luís, Maranhão, para passar o feriadão em Florianópolis. Eles chegaram pela manhã, deixaram as malas no hotel e foram direto conhecer o local. Os elogios foram para a limpeza e organização do espaço. Depois de bater as fotos o advogado Daivisson Cutrin, 26, disse que gostou, mas quer voltar à noite, para ver a ponte iluminada.

Mesmo acostumados com a paisagem, João Dias,72, e Dilse Purper,58, não deixam de visitar o local. Eles moram na Capital há 23 anos e têm o privilégio de poucos, da sacada conseguem ver o mirante, a ponte e o mar. Ainda assim, em dias de sol, preferem caminhar até a área.  “A praça e todo espaço ficaram muito bons. Gostamos de passear no parque, caminhar, ouvir os passarinhos, vir aqui e depois voltar. Quase todos os dias fazemos isso.”, conta Dias (Letícia Mathias).

No almoço, aumenta procura pelo parque

O tamanho do parque e suas beleza naturais encantam o protético Silvio Valejo, 50, que diariamente passa seu intervalo de almoço na área de lazer. “Quando chove tenho de ficar no laboratório. Pena que aqui não tem lanchonete nem banheiros”, lamentou enquanto caminhava sob as folha derrubadas pelo outono. O pintor Joni Ferreira, 29, também utiliza o intervalo do trabalho para descansar na área verde. “Gosto de ouvir música aqui. Mas é preciso ficar atento porque o local não é seguro”, lamenta. Vizinha do parque a pedagoga Rejane Sagaz, 41, faz denuncias sérias. Diz que até programas de prostituição são feitos no parque durante a noite. “Durante o dia é possível frequentar este espaço com tranquilidade. Mas sem iluminação adequada poucos se arriscam passar por aqui durante a noite”, disse, durante o passeio com o cão Chico.

Projeto ficou no papel

O superintendente do Ipuf, César Floriano, disse que uma equipe de arquitetos trabalha na finalização do pré-projeto de revitalização do Parque da Luz. Os trabalhos começaram em 2013. “Precisamos terminar o projeto executivo para que sejam alocados recursos para a execução das obras”, observou. Ainda não existe estimativa de valores das melhorias, mas o superintendente acredita que será necessário o investimento de pouco mais de R$ 1 milhão para realizar as obras.

Floriano lembrou ainda que muitas árvores foram plantadas de modo aleatório no parque. E que boa parte delas serão remanejadas para melhorar a segurança e visualização do espaço. A proposta do Ipuf é instalar um anfiteatro, concha acústica, quadra de vôlei, posto policial, lanchonete e play grounds, além de melhorar o campo de futebol suíço já existente.

(Notícias do Dia Online, 20/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *