Tribunal de Contas do Estado tem cerca de 500 processos pendentes desde 1991
10/06/2014
Judiciário e imprensa
10/06/2014

Reforma: A nova casa de Hercílio Luz

O cenário imponente e histórico da antiga residência do ex-governador Hercílio Luz, em Florianópolis, está próximo de voltar a reinar na Avenida Mauro Ramos. Antes do fim do ano iniciará a obra que tornará a casa um memorial em homenagem ao político catarinense.

Um acordo entre a prefeitura, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e um representante do proprietário da área possibilitou a reforma da casa. Como o imóvel é tombado como patrimônio histórico, é necessária permissão dos órgãos governamentais para qualquer obra no local.

Além do restauro na residência do ex-governador, o investidor construirá nos três terrenos anexos, localizados em frente ao casarão, um prédio comercial com escritórios, tomando grande parte do quarteirão que fica na altura do número 1.562 da Mauro Ramos. O local também deverá abrigar um restaurante panorâmico.

Hercílio Luz residiu na casa na década de 20. Foi lá que ele morreu em 1924, antes da conclusão da primeira ponte entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, que anos mais tarde ganharia seu nome. Nos últimos anos, a casa sucumbiu ao esquecimento. Escondida pelo matagal, passou a ser lembrada apenas por usuários de drogas e moradores de rua, que usavam o espaço como abrigo.

Atualmente, o dono do imóvel seria Paulo Tonietto, empresário do capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva, conforme divulgou em primeira mão o colunista Cacau Menezes, do Diário Catarinense. Fonte ligada ao agente revela que o zagueiro da Seleção está bancando o projeto. Ontem à tarde, por telefone, Tonietto não quis falar sobre o assunto e designou o arquiteto Renee Gonçalves como porta-voz.

Gonçalves seria o responsável por tratar das obras com a prefeitura. A reportagem tentou entrar em contato com o profissional, mas não

foi atendida. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Dalmo Vieira Filho, houve uma convergência de interesses na discussão. E a regularização da obra está em fase avançada. A construção deve começar antes do fim do ano, segundo o secretário.

– O próximo passo é a aprovação formal dos projetos. O que temos ainda é a consulta de viabilidade preliminar. Estão tramitando os projetos executivos para liberação do alvará – informou o secretário, que também garantiu que a reforma na residência será paga pelo investidor.

Via assessoria de imprensa, a FCC afirmou que participará da obra “fazendo a aprovação e acompanhamento do projeto, que está em fase de elaboração”. O órgão expediu um ofício pedindo a limpeza do terreno e proteção do imóvel ainda antes do início das obras. Uma reunião com a empresa responsável deve ser feita em breve para discutir a conservação do prédio.

Histórico

– A residência foi doada por amigos na década de 1920. Em 1921, Hercílio Luz fez reformas no local

– O ex-governador morreu dentro da casa em 1924

– A residência foi então dividida entre os cinco primeiros filhos e depois ficou com a quinta filha do primeiro casamento, Carmem Luz

– Registros mostram que em 1938 a casa teria sido reformada por Demóstenes da Veiga

– Parte da mansão foi adquirida pela família Polli, que era proprietária da casa até há pouco tempo

– Recentemente a residência foi adquirida por novos proprietários

( DC , 10/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *