Agenda de 09 á 15 junho de 2014
06/06/2014
Imposto vai para a nota fiscal
09/06/2014

Pelo terceiro mês consecutivo, alimentos puxam alta no Custo de Vida de Florianópolis

Índice de Custo de Vida na Capital em maio fechou com alta 0,43%. Mais uma vez, o resultado foi influenciado principalmente pelo aumento no grupo Alimentação 0,56%: a Alimentação fora do Domicílio registrou alta de 1,77%, e grupo Alimentação no Domicílio que teve variação de 0,52%, foi impactado pelos aumentos dos Produtos Industrializados 0,85% e de Elaboração Primária 0,74%, apesar de nova redução nos Produtos In Natura -1,19%. O resultado repetiu os meses anteriores, de março 0,63% e abril 0,70%, que também registraram aumentos consideráveis no preço dos alimentos.

Produtos Não Alimentares 0,17% e Serviços Públicos 0,11% também aumentaram seus preços. Apenas o grupo Outros Serviços não teve variação. Em maio, o aumento foi 0,07 ponto percentual inferior ao apurado no mês anterior – o índice em abril foi de 0,50%. Com o resultado, a alta nos primeiros cinco meses do ano chega a 3,14%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,59%. Em comparação com maio de 2013 que registrou 0,17%, houve aumento de 0,26 ponto percentual.

Os números foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas Esag da Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc e divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ACIF, por meio de convênio firmado entre as instituições em 2007.Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29 de abril e 30 de maio de 2014. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice O Índice de Preços ao Consumidor Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

(ACIF , 06/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *