Manezinhos da Ilha são homenageados em livro de poemas de Edy Leopoldo Tremel
09/06/2014
Lei da amamentação repercute no Estado
09/06/2014

Oficina participativa conclui primeira etapa de planejamento para mobilidade urbana integrada

A quinta oficina participativa do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis) neste sábado, na Faculdade de Palhoça, conclui a primeira etapa dos debates para planejamento do sistema viário integrado em 13 municípios da região metropolitana da Grande Florianópolis. Divididas em áreas rurais e outras de alta densidade populacional, são cidades que crescem de maneira desordenada e com sistemas de trânsito não readequados à realidade atual, tampouco às necessidades futuras.

Nesta última oficina, os novos conceitos de mobilidade urbana serão debatidos por urbanistas de prefeituras e representantes de universidades e comunidades de oito delas – Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina, São Bonifácio, Anitápolis e São Pedro de Alcântara. Serão formados grupos para identificar problemas comuns e suas causas, com elaboração de possíveis soluções de forma participativa.

A ideia é concluir também a primeira etapa das pesquisas de campo nas 13 cidades – no trânsito e domiciliares. Florianópolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos e São José são as outras cinco abrangidas pelo financiamento de R$ 10,7 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“É preciso saber para onde convergem as pessoas e as cidades”, diz o arquiteto Eduardo Souza, um dos técnicos do consórcio de empresas contratado pelo governo do Estado. Isso é possível com as pesquisas de destino e origem das pessoas, do fluxo do trânsito de carros nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, ou contagem de carros nos principais cruzamentos.

Também são coletados dados de lotação, itinerário e frequência de linhas do transporte coletivo. Segundo Souza, já foram 6.000 pesquisas domiciliares. “Desde a década de 1970 não eram feitos estudos semelhantes”, diz.

( Notícias do Dia Online, 07/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *