Futuro da Lagoa está em debate
03/06/2014
Poluição em Florianópolis tem causado danos irreversíveis na região
04/06/2014

Lançamento da Campanha Conselheiro Cidadão SC

A campanha “Conselheiro Cidadão – por um tribunal de contas da sociedade catarinense” será lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 3 de junho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19 horas. A FloripAmanhã aderiu a campanha e será representada no evento pelo diretor jurídico adjunto, André Aldo Pereira.

A iniciativa destina-se a agregar forças da sociedade civil em torno de medidas que possam tornar o TCE/SC e os tribunais de contas em geral mais efetivos e abertos ao diálogo com a sociedade. Um dos pontos da campanha é o incentivo a candidaturas ao cargo de conselheiro por pessoas comprometidas com a efetividade do controle externo e a democratização dos tribunais de contas.

Desde que tornou-se pública, dia 12 de maio, com uma fanpage no Facebook, a campanha já ganhou a adesão de mais de cinquenta entidades estaduais e nacionais, entre associações empresariais, observatórios sociais, sindicatos de trabalhadores e patronais, além de federações estaduais e centrais sindicais. Na rede social, em três semanas, já são cerca de três mil curtidores.

Durante o lançamento será apresentado o Projeto de Lei Complementar que prevê alterações nos procedimentos de escolha dos conselheiros, dando mais transparência e envolvendo a sociedade nesse processo. O PLC já tramita na Assembleia Legislativa.

Para o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Diogo Ringerberg, um dos organizadores da campanha, “É preciso assumir o papel de protagonistas nessa discussão. Não há um só dia que o tribunal de contas não interfira na vida dos cidadãos, seja no preço da passagem do ônibus, nos serviços de saúde ou de segurança. A fiscalização eficiente permite melhorias significativas na qualidade da aplicação dos tributos”.

Por ser uma pauta aberta e um convite à participação em uma ação cidadã e coletiva, a pauta não esgota no lançamento. Todas as ideias serão recepcionadas calorosamente pela campanha e submetidas ao debate público. “O momento requer união de forças e de ideais, para que a ampla competência conferida aos tribunais de contas sirva de forma efetiva para a construção de um país melhor”, afirma Jaime Klein, presidente do Observatório Social de São José.

Fanpage da Campanha: https://www.facebook.com/conselheirocidadaoSC

(Notícias do Dia, 04/06/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *