Dilma Rousseff anuncia investimentos para mobilidade urbana em visita a Florianópolis
06/06/2014
Adequação das Unidades de Conservação Municipais garante futuro do meio ambiente em Florianópolis
06/06/2014

Inaugurada Trilha Ecológica com animais silvestres no Parque Estadual do Rio Vermelho

Concentradas, as crianças seguiam atentamente os conselhos do instrutor. Em frente aos viveiros, encantavam-se com a beleza e graça de macacos, araras, papagaios, tartarugas e corujas. A agitação dos cerca de 60 alunos da rede estadual de ensino de Florianópolis só diminuía quando encontravam uma nova espécie, quando prestavam total atenção nas histórias de alguns dos 80 animais silvestres que se espalham pela trilha ecológica, no Parque Estadual do Rio Vermelho, Norte da Ilha, inaugurada nesta quinta-feira pela Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Com um quilômetro, a trilha é acessível para cadeirantes, através de deques. No entorno do caminho, 16 viveiros com 80 animais silvestres dão a sensação de convívio direto com os bichos. São 13 espécies da fauna catarinense. “A ideia da trilha é justamente trazer a população para o convívio com animais que não podem ou nunca estiveram soltos na natureza, que foram apreendidos em cativeiros clandestinos e estavam sendo preparados para exportação ilegal”, disse Alexandre Waltrick, presidente da Fatma.

A trilha ecológica funciona de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h, com entrada gratuita. Segundo Waltrick, dezenas de escolas estão na fila para conhecer o parque e os animais.

Crianças que certamente terão o mesmo encanto que Isadora Adriana Vieira do Nascimento, 9 anos, que se apaixonou pelos pequenos saguis. Já o colega Charles Cardoso dos Santos, 9, gostou de ver diferentes espécies de macacos, como bugio, prego e mico. Mas foi a arara-azul que arrebatou seu coração. “Ela é muito bonita”, disse o menino que estuda na Escola Básica Tenente Almachio, na Tapera, Sul da Ilha.

O policial militar Marcelo Duarte era quem, pacientemente, explicava às crianças a origem dos animais e os malefícios que o tráfico causa às espécies. Aos 40 anos, ao fim do passeio, Duarte não escondia o sorriso de satisfação depois de ouvir tantas perguntas curiosas e relatos da criançada no convívio com os animais. “Eu trabalho há 20 anos com crianças, mas agora está melhor, porque estamos com mais estrutura”, comemorou.

Prêmio Fatma de Jornalismo

Com o objetivo de valorizar reportagens que abordem temas sobre a importância da preservação do meio ambiente, foi lançado ontem à noite o 7° Prêmio Fatma de Jornalismo. Serão premiadas as melhores reportagens sobre temas que ressaltem a importância da preservação ambiental ou exemplos de casos que melhoraram o meio ambiente por meio de ações de desenvolvimento sustentável. O prêmio é dividido em três categorias: impresso, eletrônico e internet. Os vencedores ganharão R$ 5 mil e os segundo colocados R$ 2 mil.

Parque Ecológico

Hoje e amanhã, a Praça Fernando Machado, no Centro de Florianópolis, se transformará no Parque Ecológico da Fatma. A exemplo do ano passado, a fundação vai contar com o apoio da Polícia Ambiental, Ibama, ICMBio e Guarda Municipal, além do patrocínio da Tractebel Energia, para divertir crianças e famílias com brincadeiras ambientais, treatro, túnel ecológico, eco ônibus e diversas atrações.

( Notícias do Dia Online, 05/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *