Incra, MPF e Estado não obtêm definição a respeito de destino dos invasores da SC-401
16/05/2014
Plano Diretor: Sul da Ilha, a região mais sensível
16/05/2014

Sul da Ilha recebe duas escolas novas e desafio é pela preservação do patrimônio público

Em menos de uma semana, o Sul da Ilha recebeu duas novas escolas estaduais. Embora os mais de 8.000 m² de área construída atendam anseios antigos dos moradores dos bairros Rio Tavares, Pântano do Sul e Costeira do Pirajubaé, diretores e professores tem pela frente o desafio de conscientizar os estudantes para que preservem o patrimônio público.

Segunda-feira, primeiro dia de aula no novo prédio, alunos da Escola Estadual Básica Vereador Oscar Manoel Conceição, no Rio Tavares, provocaram tumulto ao desligar o disjuntor geral. Durante os 15 minutos em que o prédio ficou sem luz, os extintores de incêndio foram esvaziados. A escola atende 850 alunos do ensino médio.

Outra unidade, a escola de ensino fundamental Júlio da Costa Neves, na Costeira do Pirajubaé, abriu há uma semana. Mas a escola só será inaugurada no dia 6 de junho, pelo governador Raimundo Colombo e pela presidente Dilma Rousseff.

No Rio Tavares, uma assembleia para constituir o conselho deliberativo já estava na agenda da escola para a noite de ontem. Mas, após o tumulto de segunda-feira, a direção resolveu ampliar a pauta. No encontro entre pais e professores foi discutido também os cuidados necessários para a preservação da unidade de ensino. “Vejo o episódio como uma molecagem. Mas estamos atentos para coibir novas ações”, afirmou o diretor Sérgio Ribeiro da Luz.

A escola abriga 150 estudantes oriundos da escola municipal Castelo Branco, no Pântano do Sul, e 700 alunos da escola João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares. Esta última funcionava em um prédio emprestado pela Prefeitura de Florianópolis.

Logo após o incidente o diretor passou em todas as salas de aula para alertar os estudantes a respeito dos cuidados para com o patrimônio público, pelo qual a comunidade lutou por mais de dez anos. “No segundo dia foi tudo tranquilo”, disse.

O prédio conta com laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio coberto e 20 salas de aula. A construção levou seis anos e será concluída totalmente em 15 dias. Operários fazem os acabamentos na parte externa da quadra de esportes.

Reformas em 23 escolas da região

Enquanto os próprios alunos depredam prédios novos e modernos, estudantes de 23 escolas da Grande Florianópolis esperam pelo fim da reforma em unidades sucateadas. Prova disso foi a interdição imposta pela Justiça, a pedido do Ministério Público, de cinco escolas em Palhoça, em dezembro de 2013. As unidades não apresentavam adequações sanitárias e de segurança contra incêndio.

De acordo com a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), as únicas escolas que estavam em construção na Grande Florianópolis eram as unidades no Sul da Ilha, já abertas. Cinco novas escolas estão previstas pela SDR, em parceria com o Ministério da Educação, mas não há previsão de início das obras.

A gerente de Educação da Grande Florianópolis, Dagmar Pacher, disse que o Estado trabalhará com a comunidade local para coibir ações contra o patrimônio público. “Entregamos aos moradores do Sul da Ilha uma escola nova, limpa e ampla. Precisamos do apoio de pais e alunos, bem como dos educadores para manter esse bem coletivo”, pediu.

Espaço de sobra na Costeira

A Escola de Ensino Fundamental Júlio da Costa Neves levou dois anos e meio para ser concluída. Durante esse período, os 260 alunos se espremeram em um prédio de apenas 400 m², alugado nas proximidades do trevo da Seta, na Via Expressa Sul. “Cada sala de aula tem 67 m². Os alunos ainda estão se habituando a tanto espaço”, destacou a diretora Camila Waterkemper, sem esconder o orgulho da nova estrutura de dois pavimentos.

A novo escola tem auditório com 210 lugares, 12 salas de aula, biblioteca, sete laboratórios e ginásio coberto, além de refeitório e espaço de convivência. A obra custou R$ 7 milhões.

Camila lembrou que na escola provisória eram cinco banheiros. Agora, 60 estão disponíveis. O acesso à escola ainda está em construção. A nova rua às margens da avenida Jorge Lacerda se chamará Caminho do Estudante, a pedido dos moradores.

(Notícias do Dia Online, 16/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *