Fatma vai abrir Trilha e instalar Parque Ecológico na Semana do Meio Ambiente
30/05/2014
Ala sul do Mercado Público de Florianópolis fecha para restauração
30/05/2014

Projeto de revitalização da avenida das Rendeiras não prevê ciclovia e população reclama

A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, convida ao contato com a natureza por toda sua extensão, especialmente na avenida das Rendeiras. Por seus 2,3 quilômetros, mesmo sem ciclovia pessoas pedalam unindo a beleza da paisagem, os benefícios da atividade física e uma maior mobilidade urbana. Assim, é consenso entre moradores e frequentadores da Lagoa que a prometida revitalização da Rendeiras deveria privilegiar uma ciclovia. O tema ciclovia é a bandeira do Notícias do Dia este ano.

Porém, a antiga reivindicação da comunidade não está inclusa no projeto da Prefeitura da Capital. “O melhor meio de transporte na Lagoa é a bicicleta, até porque é perigoso andar em meio aos carros. Precisamos de uma ciclovia para revitalizar a Rendeiras”, cobra o universitário Ronaldo Pinheiro Duarte, 29 anos.

Dessa forma, o recém aberto edital de licitação da obra criou polêmica por não incluir ciclovia no traçado. A Prefeitura alega que para isso teria que proibir estacionamento na avenida, o que prejudicaria o comércio.

Com propostas e discussões para implantar a medida, no entanto, um arranjo pode ser feito no projeto. “É um assunto delicado, mas estamos abertos a discutir possíveis propostas de ciclovia com comunidade e ciclistas”, afirma o secretário de Obras da Capital, Domingos Zancanaro.

Para pessoas como o pescador Valter Hercílio Teixeira, 49, nativo da Lagoa da Conceição e que usa a bicicleta como meio de transporte, a situação é delicada quando pedala pela Rendeiras. É possível, aponta Teixeira, reservar um espaço para as bicicletas, nem que seja feito um deque de madeira que avance sobre os trechos da orla com grama e areia, como em Ponta das Canas, Norte da Ilha, e Armação, Sul da Ilha. “A bicicleta faz parte da cultura da Lagoa, como farão uma reforma na avenida sem ciclovia?”, questiona.

Dono de restaurante defende ciclovia

Dono do Barracuda, tradicional restaurante localizado na Rendeiras, o empresário Edenílson Joel de Souza, 49 anos, entende que o fim das vagas de estacionamento prejudicaria os restaurantes. Apesar disso, Souza afirma que a ciclovia é essencial para a avenida, pois humanizaria a margem da Lagoa e melhoraria a mobilidade de pessoas como seus funcionários e ele próprio, que no verão pena no trânsito caótico da região. “Funcionários já foram atropelados no meio da rua, é perigoso. É possível fazer uma ciclovia sem aterrar e tirar as vagas de estacionamento”, diz.

Daniel de Araújo Costa, vice-presidente da Via Ciclo, grupo de ciclistas preocupados em melhorar as condições de mobilidade na Grande Florianópolis, classifica como “absurda” a ideia de não implantar uma ciclovia na Rendeiras. “Isso é andar na contramão do que é feito para melhorar a mobilidade no mundo. Um carro estacionado todo dia em frente a um restaurante não será melhor do que milhares de pessoas passeando, sem pressa. Por que você acha que as principais lojas estão na Felipe Schmidt, no calçadão, e não na Tenente Silveira [ambas no Centro]? Porque carros tiram o espaço de pessoas”, conclui.

( Notícias do Dia , 30/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *