Largo da Alfândega será revitalizado
14/05/2014
Crescimento contido na Lagoa
14/05/2014

Patrimônio histórico: Construção é de 1875

O prédio da Alfândega, onde está hoje, foi erguido em 1875. Mas a primeira Alfândega da Capital foi construída em 1860, onde hoje está a Caixa Econômica Federal, na esquina da Conselheiro Mafra. No entanto, seis anos depois da construção, o prédio explodiu e até hoje não se conhece os motivos. Professora de História e Patrimônio Cultural do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Claudia Hickenbick conta que o primeiro prédio foi erguido próximo ao porto. Os barcos costumavam atracar no antigo Miramar e todas as mercadorias eram fiscalizadas e taxadas na Alfândega.

O novo prédio funcionou até 1964. Da inauguração ao fechamento, a região do Largo da Alfândega era conhecida pela intensa circulação urbana. O mar batia próximo ao prédio até a década de 1970, quando o aterro foi feito.

– O prédio já abrigou a sede do Iphan e embaixo tem a sede da Associação dos Artistas Plásticos. Em projeto de reestruturação empreendido pela prefeitura de Florianópolis foi construído o Monumento às Rendeiras, mas não se sabe a data exata – diz.

Para ela, que é professora do curso de guia de turismo e de condutor cultural do Centro Histórico no IFSC, desde que o curso de guias de turismo foi aberto em 2011, os bilros são um marco e usados pelos guias e pelos condutores culturais para contar a história da cidade e da cultura açoriana.

(DC, 14/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *