De vila a ponto turístico
15/05/2014
Alvarás do Mercado serão discutidos em reunião na sexta
15/05/2014

Nossos desafios da área de saneamento

(Por Lucas Arruda*, DC, 15/045/2014)

Você já parou pra pensar que os serviços de saneamento básico estão presentes em praticamente todas as atividades cotidianas? Que a água de boa qualidade está sendo capturada a cada dia mais distante de onde será consumida, pois nós mesmos estamos degradando sua qualidade? Pois bem, que tal se esse serviço for reconhecido e realmente valorizado por todos nós, não deixando a conta para as gerações futuras?

A busca diária da sociedade deve ser para que os serviços sejam prestados de forma mais eficiente, com mais qualidade e custos reduzidos. Para o saneamento básico não se pode pensar de forma diferente. A produção de água em uma estação de tratamento tem as mesmas características de uma indústria, e pensando em eficiência devemos trabalhá-la nas diferentes etapas.

Quando falamos na área de produção estamos tratando essencialmente de serviços de engenharia. E pensando em eficiência devemos associar os processos com suas especialidades de formação. Usemos o exemplo da produção de carros, que deve ser dirigida por engenheiros mecânicos. No caso da produção de água, esta “indústria” precisa ser dirigida pelos engenheiros sanitaristas. Essa relação fica mais evidente quando imaginamos um hospital, que carece da direção de um médico.

Para alcançar a modernização dos serviços, não basta investir dinheiro. Precisamos identificar os protagonistas corretos, preparados para coordenar todo o complexo processo de melhoria. A engenharia precisa tomar as rédeas e investir em modelos de gestão avançados, arrojados e de sucesso. Além de trabalhar na integração das outras profissões e despertar na população a importância de usá-los corretamente. Missão nada fácil, mas o saneamento merece mais qualidade, atenção e engenharia.

Para alcançar a modernização dos serviços, não basta investir dinheiro. Precisamos identificar os protagonistas corretos.

*LUCAS B. ARRUDA ENGENHEIRO SANITARISTA E AMBIENTA E CONSELHEIRO DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENGENHEIROS SANITARISTAS. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *