IPTU e serviços
12/05/2014
MPF recomenda maior fiscalização para a prática da pesca artesanal
13/05/2014

MPSC faz recomendações ao SINTRATURB sobre as paralisações

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) expediu recomendações ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano (SINTRATURB) e à Polícia Militar para assegurarem o direito constitucional de ir e de vir da população durante as greves de ônibus em Florianópolis. As recomendações foram feitas pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital e expedidas nesta sexta-feira (09).

No documento, a Promotoria de Justiça recomenda ao SINTRATURB que seus associados não promovam atos que ultrapassem o direito de greve, como, por exemplo: depredações a ônibus; bloqueio de ruas, pontes e espaços destinados ao uso público; criação de obstáculos à saída de ônibus dos terminais urbanos e das garagens do transporte coletivo.

A Promotoria de Justiça recomenda à Polícia Militar que adote, com parcimônia e conforme prevê a lei, as medidas de rigor necessárias para evitar o bloqueio de ruas, pontes, além de obstáculos à saída de ônibus dos terminais e garagens.

As duas instituições têm até dez dias úteis, a contar do recebimento, para manifestar se vão acatar a recomendação.

As recomendações foram expedidas em função dos transtornos causados pela nova paralisação de ônibus, na quinta-feira, especialmente por causa do bloqueio de ruas realizado pelos usuários do transporte coletivo em protesto à greve.

A 30ª Promotoria de Justiça da Capital já tem desde o ano passado um inquérito civil instaurado para apurar as irregularidades na paralisação do transporte urbano.

Nas recomendações, o Promotor de Justiça Daniel Paladino afirmou que ”as inúmeras paralisações que ocorrem em Florianópolis já transcenderam a questão trabalhista e estão afetando o âmbito social”.

De acordo com o art. 13 da Lei n. 7.783/89, ”na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas”.

( Portal MPSC , 12/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *