SC-403: Terceira colocada avalia assumir a duplicação
14/05/2014
Novo Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais de Florianópolis custará R$ 50 milhões
15/05/2014

Exposição gratuita sobre a história da ponte Hercílio Luz ficará aberta até 20 de maio

O período de três anos e seis meses da construção da ponte Hercílio Luz, entre 14 de novembro de 1922 e 13 de maio de 1926, pode ser acompanhado em dezenas de fotos que ficarão expostas até 20 de maio, na sede da ACE (Associação Catarinense de Engenheiros), em Coqueiros, Florianópolis. A exposição do acervo técnico cultural da ponte foi aberta ontem, no dia em que o cartão-postal da Capital completou 88 anos.

Uma das imagens mais interessantes da exposição mostra o então governador Hercílio Luz em visita ao canteiro de obras da ancoragem, no Continente. Equipamentos utilizados na construção e manutenção da ponte também estão expostos para visitação, aberta ao público e gratuita. A restauração da ponte foi discutida ontem pela ACE e pela ACI (Associação Catarinense de Imprensa).

A maioria dos registros da instalação dos canteiros de obras e do trabalho de homens e máquinas a vapor foram feitos pelo fotógrafo José Rulland. Quem destacou a autoria das imagens foi o engenheiro civil aposentado Hubert Beck Júnior, 70 anos, durante abertura da exposição.

Hubert trabalhou na ponte por mais de 15 anos. “A obra se chamaria ponte da Independência. O nome foi alterado para homenagear o governador que morreu dois anos após o início da ligação entre Ilha e Continente”, contou.

O engenheiro aposentado gosta de destacar que o vão central da ponte veio pré-moldado dos Estados Unidos e que foi instalado em exatos cem dias. “Os mergulhadores vieram da Grécia, o concreto veio da Alemanha e o ferro dos Estados Unidos”, detalhou.

Acervo da ponte precisa de um museu

A exposição do acervo técnico cultural da ponte, que tem a curadoria de Leda Maria D’Ávila Prazeres, foi montada com itens do Arquivo Público Estadual. “A maioria das imagens foi vista por pouquíssimas pessoas. Por isso, creio que seja importante a visita de professores e estudantes”, disse o engenheiro civil Elídio Yocikazu Sinzato, um dos organizadores da amostra.

O gerente de gestão documental do patrimônio público estadual, Daniel Thiesen, lembra que fotografias e objetos expostos ao público foram retirados em 2005 de uma casa próxima à cabeceira insular da ponte. “O local não apresentava condições ideais de conservação, por isso os itens foram recolhidos. À época, ficou acordado que o acervo fique em poder do Estado até que se celebre um protocolo de intenção para construção do museu da ponte”, disse. Thiesen informou que não existe projeto para essa obra.

Além das fotos, furadeira, martelete saca-pino, esmerilhador e teodolito (equipamento de mensuração óptica) compõem a amostra. “A complexidade de construção das grandes obras de engenharia é que as tornam símbolos de cidades e países”, destacou o presidente da ACE, Celso Ternes Leal.

Sem garantia de conclusão em 2014

“Ponte Hercílio Luz- o que fazer para terminar” foi o tema do encontro de ontem. O engenheiro Cornelius Unruch, do Consórcio Florianópolis Monumento, responsável pela restauração da ponte, apresentou o processo de execução da obra, que está 33% concluída. “Saímos daqui conscientes de que a obra não será concluída em 2014”, disse o presidente da ACE, CelsoTernes Leal.

Unruch relatou quais trabalhos foram e serão executados na restauração. Disse que o consórcio completou os dois dos quatro níveis de instalação da estrutura de travamento subaquática, ou seja, os macacos hidráulicos que sustentarão a ponte durante a reforma do vão central. “Sem esta estabilização o sistema poderia entrar em colapso. A ponte estará segura quando transferirmos a carga”, detalhou. O engenheiro não apontou uma data para a conclusão da obra que começou em 2008.

SERVIÇO

O quê: Exposição do acervo técnico e cultural da Ponte Hercílio Luz

Onde: Associação Catarinense de Engenharia, rua Capitão Euclides de Castro, 360, em frente ao Parque de Coqueiros, em Florianópolis

Horário de visitação: das 10h às 18h

Quando: Até 20 de maio

Quanto: Gratuito

( Notícias do Dia Online, 14/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *