Esperança de tempos melhores
23/05/2014
Agenda de 26 de maio até 01 de junho de 2014
23/05/2014

Entradas da UFSC são trancadas

Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fizeram piquetes nas entradas do Campus Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, ontem. As três vias de acesso da instituição ficaram fechadas durante grande parte da manhã e foram completamente liberadas às 11h.

O bloqueio interferiu no trânsito da região do campus, que ficou bastante intenso durante os horários de pico, próximo dos inícios das aulas. A manifestação pacífica foi realizada pelos servidores técnicos-administrativos que estão em greve desde o dia 17 de março.

O acesso de pedestres ficou liberado durante toda a manhã e os estudantes que foram para a aula de bicicleta e de moto conseguiram entrar no campus normalmente. Motoristas, no entanto, ficaram incomodados com a situação e chegaram a furar o bloqueio, removendo faixas e lixeiras usadas como barreiras.

A intenção do bloqueio, segundo os grevistas, foi de mostrar para a comunidade o quanto deixar os serviços da UFSC fechados afeta o funcionamento da instituição.

– O ato foi de simbolismo para representar o fechamento do governo federal e da reitoria da universidade para as negociações. E também para nos manifestar contra o fechamento dos serviços durante o almoço. Queremos mostrar o quanto é horrível a universidade ficar fechada por duas horas – explica Gabriel Martins, do comando local de greve.

A ampliação do serviço público para 12 horas ininterruptas – junto com a redução de jornada de trabalho para 30 horas –, que permitiria a abertura dos serviços durante horário de almoço, é uma das reivindicações. Outras pautas de discussão são a equiparação de benefícios dos ativos para os aposentados e a contratação de intérpretes. Entre os efeitos da greve está o fechamento da Biblioteca e Restaurante Universitário, atrasos no pagamento de bolsas e contratação de temporários, além de processos de licitação emperrados.

(DC, 23/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *