Pescadores comemoram a chegada de três toneladas de tainha em Florianópolis
26/05/2014
Obras de calçadas, ciclovias e lombo-faixas na SC-405 devem ficar prontas em até seis meses
26/05/2014

Aberta licitação para revitalização da avenida das Rendeiras, na Lagoa, em Florianópolis

A Lagoa da Conceição, um dos locais mais bonitos e visitados de Florianópolis, está próxima de receber uma completa revitalização em sua principal rua, a avenida das Rendeiras. A Prefeitura da Capital deu início ao projeto de licitação da obra, que prevê novas calçadas compartilhadas, deques, recuo dos pontos de ônibus, troca do pavimento e mudança no lado do estacionamento. A obra, orçada em aproximadamente R$ 4 milhões, tem prazo para revitalizar os 2,3 quilômetros em dez meses a partir do início dos trabalhos, que deve ser no segundo semestre.

Nas Rendeiras, comerciantes e frequentadores afirmam que a obra será bem-vinda, no entanto, custam a acreditar que realmente sairá do papel. Os motivos, explica o aposentado Mauricio Vieira, 58 anos, passam diretamente pelas inúmeras promessas de revitalização da principal rua do bairro, ao longo de muitos anos. “Desde que nasci escuto falar em revitalização das Rendeiras, mas nunca passou disso. Quase todos os bairros e ruas de Florianópolis têm asfalto, mas a Lagoa, um dos primeiros cartões-postais, segue largada”, reclama o nativo da Lagoa.

Moradora do bairro Saco Grande, a adestradora de cães Gabriela Salazar Funck, 30, passeia diariamente pela margem da Lagoa com seus cachorros. Sobre a promessa de melhorias na via, ela entende que são urgentes, especialmente os buracos na rua e os desníveis da calçada. “As calçadas têm partes que são bem fininhas e em outras nem tem mais calçamento. Acho que pela beleza do lugar, a Lagoa deveria ser tratada com mais atenção das autoridades”, avalia.

Dono do restaurante Maurílio II, o empresário Maurílio Nunes, 48, aprova o projeto, mas não entende onde os carros estacionarão após a obra, se não na margem esquerda das Rendeiras, onde é o estacionamento atual. “Do outro lado, além de não ter vagas, tem todo aquele trecho das dunas. Os clientes já reclamam que não têm onde estacionar, se mudarem o lado ficará pior”, acredita.

Obra é fundamental, diz secretário de Obras

Domingos Zancanaro, secretário de Obras da Capital, afirma que a revitalização das Rendeiras é um projeto relativamente simples, que a partir do início da obra será concluído em dez meses. Zancanaro destaca o novo piso que será usado na pista de rolamento. O paver, uma peça de concreto pré-moldado, dará outro aspecto à avenida. “Abrimos o processo licitatório e, a partir de agora, é acelerar os trâmites para dar início à obra no máximo até o segundo semestre. A Lagoa está precisando dessa revitalização há um bom tempo”, afirma.

No verão, ressalta Zancanaro, a obra terá que adotar um cronograma diferenciado, em função do grande movimento de turistas na Lagoa. “Talvez tenhamos que suspender a obra no verão, ou realizar os trabalhos em horários diferenciados. Teremos que contar com o bom senso da população, porque seria muito complicado trabalhar ali no verão”, conclui.

MAIS SOBRE A OBRA

Extensão de 2,3 km

Revitalização (drenagem, pavimentação – novo passeio – calçada compartilhada): para a implantação do paver será necessário reforço na subestrutura

Obra inicialmente orçada em aproximadamente R$ 4 milhões

Prazo para conclusão de dez meses a partir do início da obra, no segundo semestre

(Notícias do Dia Online, 26/05/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *