Restauro: Igrejas serão reabertas
29/05/2014
CresceSC: Setor quer mais infraestrutura
29/05/2014

A tecnologia a serviço de projetos sociais

(Por Bruna Pires *, DC, 29/05/2014)

Os desafios em todas as áreas são gigantescos e não poderão ser enfrentados e vencidos por um único indivíduo ou mesmo por um pequeno grupo.

Acredito que são as pessoas que devem tomar a dianteira para que isto (a criação de novos empreendimentos sociais) aconteça, especialmente aquelas que são entusiastas da tecnologia da informação e que têm um lugar garantido no mundo dos negócios, da tecnologia, da ciência, das artes e do meio acadêmico. Em todo o mundo existem milhares de pessoas brilhantes e idealistas que gostariam de dedicar seu tempo, energia e talento para encontrar novas maneiras de usar a TI e ajudar os pobres a sair da miséria. O trecho está no livro Um Mundo sem Pobreza, de Muhammad Yunus. Ele faz um chamado àqueles que, geralmente beneficiados por uma vida mais tranquila, podem estender a mão e de forma criativa ajudar a melhorar o mundo.

Nós catarinenses temos uma oportunidade ímpar de caminhar na direção proposta por Yunus. O Social Good Brasil está com inscrições abertas até hoje para o LAB. O laboratório, que chega à segunda edição em 2014, oferece apoio especializado para indivíduos que têm uma boa ideia de projeto social e precisam de uma mãozinha para transformar planos em realidade.

A intenção é dar suporte para iniciativas que usam a tecnologia – sejam redes sociais, aplicativos ou qualquer outro dispositivo – para resolver problemas em áreas tão variadas quanto a educação, a sustentabilidade, a cultura, a mobilidade etc. Os desafios em todas essas áreas são gigantescos e não poderão ser enfrentados e vencidos por um único indivíduo ou mesmo por um pequeno grupo.

O uso da tecnologia pode contribuir para a busca de soluções para problemas globais. O primeiro passo depende da disposição para se sair do marasmo e exercitar as características empreendedoras. Afinal, como disse Voltaire, um mundo melhor pode começar pelo cultivo do nosso próprio jardim.

*COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO DO SOCIAL GOOD BRASIL. MORADORA DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *