Para levantar a velha senhora
01/04/2014
Acusada pela Polícia Federal, professora da UFSC diz que não foi o estopim da violência no campus
01/04/2014

Organização divulga programação da 248º Procissão do Senhor dos Passos

Será realizada nos dias 5 e 6 de abril a 248ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que deverá reunir milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Esta, que é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, a ser realizada na manhã de sábado (dia 05), quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo (dia 06), acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Em um encontro que reuniu a comissão organizadora da Procissão do Senhor dos Passos e órgãos competentes, Ronaldo Koerich, coordenador da Procissão, ressaltou a importância da colaboração massiva de todos para o bom andamento do tradicional cortejo.

João Amin, vice-prefeito de Florianópolis e secretário de obras do município, garantiu o total comprometimento da prefeitura, secretarias e demais órgãos municipais na realização da Procissão do Senhor dos Passos.

Entre as novidades para 2014, está a reformulação das peças de divulgação do evento, que trazem como ideia principal valorizar as imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, a multidão de fiéis e a Capela Menino Deus – casa das imagens. O folder de divulgação contém um pôster para colecionadores e o VT para televisão passou por modificações, está mais moderno e envolvente.

Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão. Diversos grupos de jovens participarão do cortejo no sábado, utilizando camisetas com dizeres religiosos e destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. O Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú, fará a condução da Procissão do Senhor dos Passos no sábado à noite.

Na tarde de domingo, as irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos irão fazer a frente da Procissão, e o Coral Grandes Amigos, composto por 80 vozes, regido pelo maestro Miguel Philippi, comandará os cantos em frente à Catedral Metropolitana. O tradicional Sermão do Encontro das Imagens será pregado pelo Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

( Deolhonailha, 31/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *