Floram ainda planeja estratégia para derrubada de casas em Naufragados, e comunidade ganha apoio
10/04/2014
Justiça Federal nega recurso da Prefeitura da Capital sobre o Plano Diretor
10/04/2014

Instituições ligadas ao turismo planejam melhorias para temporada 2015 em Santa Catarina

Representantes da Casan, Celesc e das secretarias de Turismo de Florianópolis e do Estado apresentaram ontem os resultados da operação veraneio 2013/2014, e projetaram as necessidades para melhor atender turistas e moradores na próxima temporada. Para evitar que os problemas causados principalmente pela falta de água na Capital voltem a ocorrer, a Casan promete ampliar o volume de água disponibilizado na Grande Florianópolis.

“Logo após o Carnaval identificamos os principais gargalos, que são no Norte da Ilha e nas cidades de Porto Belo e Bombinhas. Embora tenhamos tido problemas pontuais, em função da ausência de chuvas e do grande número de turistas, tivemos boas condições de abastecimento em todo o Estado”, avaliou Carlos Alberto Coutinho, superintendente da Casan. De acordo com ele, o aumento do abastecimento de água nestas três regiões está em fase de projeto e deverá solucionar os casos a curto prazo.

Segundo Cleverson Siewert, presidente da Celesc, os problemas ocorridos em Florianópolis foram ocasionados pelo excesso inesperado de turistas. A expectativa era ter um crescimento de 5% a 6% em relação ao ano anterior, mas houve 18% de aumento.

Siewert diz que a Celesc tem um plano de investimentos em melhorias de R$ 1,7 bilhão, que começou a ser executado em 2011 e foi colocado 60% em prática. “Isso não significa que não temos problemas. Podemos e devemos melhorar. Temos várias obras licitadas e que não estão em execução, pois emperram em conseguir licença ambiental”, afirmou.

Para a Secretaria de Turismo de Florianópolis, as prioridades para a próxima temporada serão a maior fiscalização de ambulantes nas praias, ampliação da infraestrutura, como banheiros, acesso para ônibus de turismo, e facilidade de informações aos turistas. Para isso, um aplicativo para celular deverá ser lançado ainda este ano.

Planos para a próxima temporada

Para o ex-secretário de turismo do Estado e atual presidente da Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Valdir Walendowsky, a temporada 2013/2014 foi positiva e os problemas com abastecimento de água e luz não trouxeram perdas significativas para o Estado. “Nos saímos muito bem, apesar dos problemas de infraestrutura, que estão em todo o país. Apesar da crise na Argentina, ainda recebemos muitos turistas de lá. E houve crescimento também de turistas na serra catarinense durante o verão”, disse.

Segundo o presidente da Santur, o principal entrave que deve ser resolvido para atrair mais turistas são as condições marítimas, terrestres e aéreas para chegar em Santa Catarina. “Vários setores trabalham integrados não só para a temporada, mas para o crescimento do Estado como um todo em função da demanda estrutural. Vamos investir muito em capacitação, informação turística e promoção do Estado. Fazemos turismo junto com esses setores e com as secretarias municipais”, afirmou.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, anunciou três novos projetos, com destaque para a criação do Observatório do Turismo, apontado como ferramenta indispensável para um planejamento compatível com a demanda do turismo em Santa Catarina. “Os outros dois projetos focam na melhoria da sinalização turística e na definição do marco legal náutico”, disse.

(Notícias do Dia Online, 09/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *